Duas figuras

, 1887

Columbano Bordalo Pinheiro

Grafite sobre papel

17,3 × 21,5 cm
assinado e datado
Inv. 1806
Historial
Adquirido pelo Estado em 1962.

Exposições
Lisboa, 1980, 92, p.b.; Lisboa, 2007.

Bibliografia
Columbano Bordalo Pinheiro, 1874 – 1900, 2007, 213.
Mas é provavelmente o programa decorativo que Columbano concebera para o Museu Militar que reúne um conjunto mais amplo e diversificado de desenhos, quer das figuras alegóricas centrais das salas dos quatro continentes, relacionados com a história de Portugal, quer dos feitos históricos que as rodeiam, datáveis todos de entre 1896 – 1899. Identificam-se: a batalha de Guararapes, localizada na Sala América, O heróico feito de Diu, situada na Sala Ásia, os anjos que seguram a medalha na Figura alegórica da Sala Europa, e ainda um apontamento do anjo com a palma da vitória e a bandeira azul e branca, situado no tecto da Sala das Lutas Liberais. Duas composições que integram o programa camoniano, que lhe encomendaram para a Sala Camões, contaram também com desenhos preparatórios. O episódio conhecido como O Velho do Restelo é preparado num esboço de pormenor do batel e, em termos compositivos, em dois desenhos muito semelhantes. Em ambos, uma fina e espontânea linha define os grupos de personagens, a linha do horizonte e a perspectiva. Se num deles se joga com uma tendência para a horizontalidade no batel e com a rígida verticalidade do grupo que se despede, noutro desenho a composição torna-se dinâmica, mercê das diagonais adoptadas na barca e nas velas do barco ao fundo e pelas outras diagonais, contrárias a estas, que o corpo do velho, no acto de censura da gesta, descreve.
Pertencente à grande cena do Concílio dos Deuses, também da Sala Camões, com Vénus a apresentar-se perante Júpiter, sob o olhar de Marte, Mercúrio e Vulcano, existe um desenho muito inicial, que pelo seu carácter de díptico é mais adequado relacioná-lo com a pintura preparatória existente no Museu. Como é habitual nos primeiros esboços do artista para estas complexas composições, apresenta um traço fino e desordenado que, com grande espontaneidade e liberdade, descreve a cena quanto à distribuição das figuras e as pormenoriza levemente nas suas atitudes e atributos.
Desenhos para a Baixela Barahona, para a pintura religiosa ou para outras decorações não identificadas estão também representadas nas colecções, assim como estudos de arquitectura, de cenografias e outros apontamentos, que no geral vêm reafirmar a ideia apontada no início sobre o papel que o desenho desempenha na obra de Columbano: servir de campo de ensaio para a pintura.

Maria Jesús Ávila