Loja e Cafetaria

Loja/Livraria

Interior
As livrarias /Lojas do MNAC disponibilizam aos visitantes não só publicações do Museu mas também de outras instituições tuteladas pela DGPC e ainda objetos de merchandinsing de designers nacionais.
Funcionam dentro do horário de abertura ao público.
Os membros de Amigos do Museu usufruem de um desconto de 10% nos artigos comercializados.


Cafetaria

Cafetaria Spleen

Estão a reabrir - depois de quase um ano de fecho e mudança de gerência - dois espaços que querem tornar-se indispensáveis ao conceito de visitar (e viver n)o Chiado. Integram o conjunto maior e complexo do Museu Nacional de Arte Contemporânea, o MNAC – Museu do Chiado, mas são de acesso livre para o público que aí não procure apenas obras de arte.

O que já abriu, na Rua Serpa Pinto nº 4-6, é uma cafetaria–esplanada à beira do Jardim das Esculturas, espaço já centenário, belo e preservado dos olhares da rua, mas que também tem sido (e continuará a ser) palco de animação em eventos de fim de tarde.

O que vai abrir em Julho 2017, num primeiro andar do museu (nº 13) lançado sobre a já reconhecida praceta de restaurantes da rua Capelo, que continua o Largo do S. Carlos, é um amplo salão de chá/cafetaria de perfil comunitário, tal como o primeiro pensado para os que buscam uma pausa nas suas actividades de ócio (os turistas passantes) e de trabalho (os profissionais do bairro), para comer, conviver, e comunicar (wi-fi disponível).

Nas Cafetarias SPLEEN – nome comercial de ambos os espaços, escolhido pela sonoridade e por evocação da melancolia das estátuas do Jardim – terá durante todo o dia comida saudável e de qualidade a preços acessíveis, em cenário esplendoroso e calmo, com música de fundo. Além das pausas de pequeno-almoço e lanche, destaque para o almoço: uma carta relativamente extensa - em rotação* – traduzida em menus próprios para cada dia útil,  anunciados no local e divulgados em informação com imagens nas redes sociais. Haverá um lauto brunch aos sábados e domingos, com ou sem complementos.

 

As Cafetarias SPLEEN abrem de terça a domingo, entre as 10h e as 18 h (segunda, museu fechado). 

 

* Por exemplo, os pratos que tiveram maior sucesso no primeiro mês de funcionamento foram um “veggie” (rolos de beringela assados com cogumelos e requeijão, salada de ervas aromáticas), e um “proteico” (filetes de corvina com crosta de sementes em creme de agrião e salsa, legumes da época grelhados). Os sumos de fruta naturais vão criando fama.