Fotografia e Documentação

Susana Sousa Dias - Natureza Morta
PEDIDOS DE IMAGENS

Todos os pedidos de utilização de imagens relativas aos Museus, Palácios e outros imóveis afetos à DGPC devem ser dirigidos ao  Arquivo de Documentação Fotográfica, para o email ADF@dgpc.pt ou através da plataforma do MatrizPix.

O Arquivo de Documentação Fotográfica garante a salvaguarda, a gestão e atualização do inventário fotográfico dos bens culturais móveis, imóveis e integrados, bem como o seu acesso publico.
É da sua competência a realização da documentação fotográfica indispensável ao inventário do património cultural, em particular ao que se refere aos Museus, Palácios, e imóveis afetos à DGPC, bem como à preservação, inventário, tratamento, restauro e divulgação de espécies fotográficas dos espólios históricos que integram estes serviços e outros que lhe estejam confinados.
É igualmente da sua competência elaborar as normas e regulamentos de cedência de imagens, procedimentos relativos ao processo de recolha, processamento e digitalização, bem como a conservação da documentação fotográfica.
O ADF presta serviços de caracter técnico a outras entidades, publicas e privadas, quando a sua intervenção se justifique, e apoio à investigação sobre os bens culturais móveis e os acervos de fotografia histórica.
No que se refere à tomada de imagens do espaço/exposições ela deve ser solicitada com antecedência ao serviço de Comunicação. Dependendo do fim a que se destina, poderá ter custos associados.

IDENTIDADE MNAC

O Guia de Identidade gráfica do MNAC está disponível abaixo para download. A sua utilização está reservada às entidades que mantêm parcerias com o Museu e estritamente no contexto de projetos comuns.