Grupo do Leão
Grupo do Leão

Serviço Educativo

Informação

SERVIÇO EDUCATIVO

O SERVIÇO EDUCATIVO do MNAC oferece conteúdos lúdico-pedagógicos, em torno da coleção e das exposições temporárias do museu, oferecendo visitas orientadas, oficinas, palestras e cursos sobre arte. Concebidos para grupos de diferentes faixas etárias, grupos escolares e/ou profissionais e/ou famílias, é dirigido a todos, sem exceção.

Oferecemos visitas orientadas em português, inglês, francês e espanhol.

IMPRESSÕES DIGITAIS. COLEÇÃO MNAC

No âmbito da exposição de longa duração da coleção, “Impressões Digitais. Coleção MNAC”, patente no museu desde 12 de Dezembro de 2024, o Serviço Educativo apresenta uma oferta variada de atividades pedagógicas, para todos os públicos.

VISITAS ORIENTADAS (ESCOLAS, GRUPOS ORGANIZADOS)

Tal como para todas as exposições patentes, TODAS AS VISITAS ORIENTADAS pedidas por grupos (escolares ou outros) ESTÃO SUJEITAS A MARCAÇÃO PRÉVIA, devendo ser agendadas através de contacto com a coordenadora do Serviço Educativo, via email (se.mnac@museusemonumentos.pt - hilda.frias@museusemonumentos.pt)

ATIVIDADES PARA FAMÍLIAS

As atividades lúdico-pedagógicas para famílias (visita-jogo, oficinas, hora do conto) terão um custo associado, que dependerá das suas características e será comunicado caso a caso.

TODAS AS ATIVIDADES TERÃO DE SER PREVIAMENTE AGENDADAS. As marcações deverão ser efetuadas via email (SERVIÇO EDUCATIVO DO MNAC: se.mnac@museusemonumentos.pt - hilda.frias@museusemonumentos.pt)

CURSOS, PALESTRAS, OFICINAS

Estas atividades, de caráter diversificado e sempre dirigidas a todos os públicos, serão calendarizadas pelo museu e comunicadas atempadamente através das vias normais: site, newsletter, e redes sociais do museu e dos parceiros de Comunicação (agendas culturais e redes sociais).

___

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS NOS MUSEUS


O Serviço Educativo promove o seu programa de atividades destinado a todos os públicos. Trabalhamos articuladamente com todos os graus de ensino e promovemos também ações com grupos informais e/ou famílias, procurando estimular a criatividade, a reflexão e o diálogo. Para poder ir ao encontro das necessidades dos diferentes públicos, em particular das escolas, pedimos aos professores que partilhem com os seus alunos algumas das regras básicas de utilização destes espaços públicos com responsabilidades patrimoniais e as normas de conduta a observar.

ASSIM, ANTES DE VIR AO MUSEU, É IMPORTANTE:
1. Informar previamente os alunos quanto aos conteúdos teóricos que irão ser abordados.
2. Fornecer as normas de conduta no espaço (ver normas).
3. Incentivar a observação atenta das obras.
4. Incentivar o diálogo e a curiosidade.
5. Incentivar o registo fotográfico das obras (sem flash).
6. Incentivar o registo, em desenho, das obras.
7. Aproveitar o facto de ter especialistas na coleção para colocar dúvidas.
8. Devem ser sempre respeitadas as indicações enviadas pelo Serviço Educativo e/ou as dadas pelos vigilantes ou por qualquer membro da equipa do museu.

NORMAS A OBSERVAR NO ESPAÇO DO MUSEU
1. Sacos e mochilas têm de ser deixadas nos cacifos.
2. Os guarda-chuvas devem ser deixados nos locais indicados para isso.
3. É proibido entrar nos espaços expositivos com líquidos ou comida.
4. Não se pode comer, beber e fumar em todo o espaço do museu.
5. Não se pode tocar nas obras, salvo em situações expressamente autorizadas.
6. É proibido deitar lixo para o chão.
7. Não se pode correr ou saltar no percurso museológico.
8. É proibida a entrada de animais, com a exceção de cães-guia, que deverão ter sempre trela.
9. Não se pode usar flash, tripés e outro tipo de dispositivos de suporte, tais como bastões de fotografia extensíveis ou “selfie-sticks”. 10. Não se pode ter qualquer tipo de comportamento que possa incomodar ou pôr em risco a integridade física das obras de arte, dos outros visitantes e dos funcionários.