Rhinocerus
Rhinocerus

Serviço Educativo


O Serviço Educativo do MNAC assenta a sua prática em dinâmicas pedagógicas de mediação e interpretação entre os públicos e a obra de arte (conteúdo do objeto artístico e das coleções), num repto ao processo de conhecimento, de pensamento reflexivo, de sentido crítico e de aprendizagem estética, estimulando e envolvendo a relação e participação das comunidades com o museu.
Defende-se que perante os conteúdos convocados pela obra de arte (intrínsecos e extrínsecos) a qualidade da experiência cognitiva e emocional pode atingir um valor tão relevante como o acervo observado e analisado. Os sentidos de hábito e de continuidade, vetores considerados dominantes na concretização de programas, projetos e parcerias, de âmbitos quer formativo, pedagógico, lúdico, técnico, expressivo ou acessível, são um processo de aprendizagem ao longo da vida que este Serviço Educativo propõe desde há 20 anos.
A oferta de programações que se apresenta abrange todo o público, crianças, jovens, famílias e adultos, que visitem o museu em contexto individual ou em grupos organizados, escolares, culturais, seniores, acessibilidades ou outros.
As atividades que se propõem - visitas pedagógicas, visitas comentadas, visitas guiadas, oficinas plásticas nas áreas do desenho, da colagem, da fotografia, etc. - no mais alargado campo da criatividade e experimentação artística, destinam-se a segmentos de público diferenciado.
A programação contempla ainda o acolhimento e desenvolvimento individual (ou de grupo) de projetos e parcerias inovadoras, de âmbito formativo, pedagógico, de investigação ou de integração, no domínio dos conteúdos e aprendizagens que a coleção propõe no cruzamento partilhado de outras abordagens e saberes.
Como concretização destes pressupostos a programação é estruturada em função das exposições em torno da coleção, bem como de outras exposições individuais, coletivas ou temáticas, programadas para enriquecimento do diálogo com a coleção.

http://icom-portugal.org/multimedia/CECA_Catarina%20Moura_2011_O%20Pulsar%20de%20Meio%20Século.pdf


VERÃO AZUL NO MNAC

ACTIVIDADES PARA CRIANÇAS 

Semana – 5 a 8 Julho 2022

Horário: 10h00 – 12h30; 14h – 17h

Preço – 75,00 (com material incluído)

Faixa etária -  6 – 12 anos

As crianças devem trazer dois lanches e almoço e aconselha-se o uso de roupa velha para as atividades.

Programa:

Teremos uma parte prática no espaço do Serviço Educativo e outra parte de aventura no Museu.

Os participantes levarão para casa  os trabalhos realizados e muitas memórias inesquecíveis. 

Conceção e orientação: Ana Dias

Férias Surreais: 

Com as figuras de barro e ferro do artista Jorge Vieira partimos numa viagem surrealista.

Descobrimos as aguarelas do Pedro Proença e vamos até ao fim do mundo com as Vivian Girls. 

Nestas férias de Verão vamos criar histórias com figuras articuladas, onde misturamos sonho e realidade. 

Começamos por modelar figuras surrealistas com plasticina e depois realizamos pequenos filmes em stop motion.

Inscrição através do email: mnac.hildafrias@gmail.com


Atividades do Serviço Educativo

Visitas no Museu


Público Alvo: 2º e 3º ciclos do ensino básico; universidades e séniores.

A sinopse apresentada é geral e será adaptada consoante o ano de escolaridade e o programa do Ministério da Educação.

Atividade gratuita, sujeita a marcação prévia através do email: hildafrias@mnac.dgpc.pt


Arte??? Isto eu também fazia…
Ajudar a entender o que se passou nos últimos 100 anos na criação artística em Portugal e na Europa, fazendo-se uma viagem pela arte desde o início do século XX até aos caminhos artísticos do século XXI.

Movimentos Artísticos

Conhecendo e aprofundando como surgiram e se desenvolveram, ao longo dos tempos, os vários movimentos artísticos desde o final do século XIX aos dias de hoje, iremos analisar o que são esses ismos e de que forma alteraram a visão da Arte.

Modernismo em Portugal

Que motivos levaram os jovens artistas portugueses a fazerem parte integrante do movimento modernista. Quem foram e de que forma influenciaram as subsequentes gerações de artistas?
De António Carneiro a Almada Negreiros, as vidas, os artistas, as suas obras.
                       
Modernismo na Escrita e na Arte

De que forma a Escritas e as Artes se inter-influenciaram no início do século XX e como o resultado foi algo diferente e nem sempre aceite pelo público e pela crítica.

Retrato e Autorretrato
A representação do Eu e do outro, a pintura, as colagens, a escultura, a fotografia e o vídeo, como base de representação do rosto e do corpo num retrato ou autorretrato.


Artista residente no MNAC - Nelson Ferreira

Sala Serviço Educativo - Jardim das Esculturas


Exposição " A outra vida dos animais"

VISITAS ORIENTADAS (escolas, grupos organizados)

No âmbito da exposição “A Outra Vida dos Animais”, o Serviço Educativo do MNAC apresenta uma oferta variada de atividades pedagógicas, para todos os públicos.

Tal como para todas as exposições patentes, as visitas orientadas, pedidas por grupos, estão sujeitas a marcação prévia, devendo ser agendadas através de contacto com a coordenadora do Serviço Educativo, através do email:  hildafrias@mnac.dgpc.pt


PROGRAMAÇÃO:

VISITAS ORIENTADAS COM A CURADORA E ARTISTAS:

Data: 20 de Maio de 2022

Hora: 17h

Mediadores: Rui Macedo e Emília Ferreira

Local: Galeria Millennium bcp, MNAC

Público: todos os públicos

Entrada: gratuita, não sujeita a inscrição prévia

Sinopse: Há exactamente 507 anos, no dia 20 de Maio de 1515, chegou a Lisboa um animal que há mais de 1000 anos não era visto na Europa: um rinoceronte. Esse animal provocou enorme curiosidade não apenas na capital portuguesa, mas um pouco por todo o continente europeu. Ouvindo descrições dessa estranha criatura, nesse mesmo ano, o artista alemão Albrecht Dürer fez uma gravura que se tornou famosa. Em 2022, o pintor português Rui Macedo criou, para a exposição “A Outra Vida dos Animais”, uma série de rinocerontes inspirada na de Dürer. É sobre a sua relação com a obra de Dürer e as suas obras que Rui Macedo nos irá falar, em conversa com Emília Ferreira, curadora da exposição.

 

Data: 15 de Junho de 2022

Hora: 16h

Mediadores: David Oliveira e Emília Ferreira

Local: Galeria Millennium bcp, MNAC

Público: todos os públicos

Entrada: gratuita, não sujeita a inscrição prévia

Sinopse: Com base nas fábulas de Esopo, falaremos sobre a vida dos animais e o que inspira este artista para as suas criações.

 

CONFERÊNCIA: “Do livro infantil como arte” - ADIADO em nova data a anunciar brevemente

Data: 30 de Junho

Horário: 15h-18h

Local: Sala Polivalente, MNAC

Entrada: gratuita, não sujeita a inscrição prévia

Organização: MNAC e CETAPS/FCSH/NOVA

Organizadores: Emília Ferreira e Rogério Miguel Puga (CETAPS/FCSH/NOVA)

Participantes convidados: Eunice Ribeiro (CEHUM), Bruno Marques (IHA/FCSH/NOVA), Tiago Guerreiro (Triciclo Editora), Catarina Sobral (ilustradora), Ana Vasconcelos (curadora e investigadora, CAM/FCG).

O programa completo será anunciado em breve.


VISITAS COM ACTIVIDADES:

Título: Baralhando e Desembaralhando

Orientadora: Hilda Frias

Sinopse: Após uma visita comentada à exposição e através de diferentes jogos e charadas (ex. Desembaralhando, Caça-Palavras, Escolhe o Animal, Qual o Caminho?, Porquês?) vai-se descobrindo as vivências e significados na vida animal.

Destinatários: 6 aos 10 anos

Datas: 4 de Junho; 23 de Julho; 6 de Agosto.

Horário: 10:00h às 11:30h

Preço por inscrição: Gratuito

Nota: Actividade sujeita a inscrição prévia.

  

WORKSHOP

Título: Monstrinhos à solta no MNAC | Workshop de Ilustração

Orientador: Inês Freire

Sinopse: Olá! Sou a Inês Freire! Bem-vindos a este workshop. Espero que se divirtam a sujar as mãos, a desenhar e a brincar um pouco.  Vamos dar início a um mundo de monstrinhos à solta na MNAC. 

Vamos desenhar os nossos monstrinhos, ligados aos nossos medos e emoções, ou simplesmente inventar monstros novos como se existissem no nosso quotidiano. 

Num mundo imaginário em que vale a criatividade, vale tudo neste workshop com tintas, lápis, pincéis, recortes, e colagens…

Destinatários: 6 anos aos 10 anos

Datas: 9 Julho e 10 Julho 2022

Horário Manhã: 10h30 - 12h00

                  Tarde:  14h00 - 16h00

Preço por inscrição: 45€ por criança

Nota: Actividade sujeita a inscrição e pagamento prévios.

 

Título: Workshop Animação MNAC | Desenhando movimento - uma introdução à Animação

Orientador: Júlia Lema Barros

Sinopse: Dividindo-se entre a prática e a teoria, o workshop Desenhando Movimento, irá introduzir os participantes na descoberta da animação.

Durante o workshop os participantes descobriram a evolução da animação e os diferentes estilos, e aprenderam como dar movimento aos seus desenhos com diferentes praticas e técnicas para dar asas a sua imaginação.

Ministrado por Júlia Lema Barros, artista multimédia, o workshop é dirigido a todo o público não sendo necessária experiência previa.

Durante a primeira parte do curso, o workshop ira abordar a parte técnica, com uma rápida apresentação histórica sobre a animação, e como as diferentes técnicas e géneros evoluíram. Seguido com uma introdução pratica de como animar, usando diferentes técnicas entre o digital e tradicional, desenho e tridimensional.

Destinatários:

Datas: 26 a 29 de julho 2022

Horário:14h30 – 17h30

Preço por inscrição: 150€

Nota: Actividade sujeita a inscrição e pagamento prévios.

 

Serviço Educativo: Atividades gratuitas, sujeitas a marcação prévia através formulário: rb.gy/3feajt


OFICINAS

Título: Descobre as Diferenças

Orientadora: Vanessa Marques

Sinopse: Animais e humanos: duas espécies tão diferentes, mas, ainda assim, tão iguais.

Partindo da premissa que as barreiras que nos separam dos animais não nos fazem seres superiores, nem de mais valor, propomos duas manhãs em que, através de exercícios de expressão corporal, com a orientação de Vanessa Marques, iremos sensibilizar e despertar os mais novos para tudo aquilo que aproxima as duas espécies – desde a forma de agir, de demonstrar afetos, até à forma de comunicar.

Datas: 5 e 19 de junho

Horário: 10:30h às 12:30h

Preço por inscrição: 15€ por criança

Nota: Actividade sujeita a inscrição e pagamento prévios.

 

 

Título: Animais e os Seus Sentimentos

Orientadora: Mariana Galvão e Karol

Sinopse: O objetivo é inspirar as crianças a valorizarem as interações entre animais e humanos, por intermédio da arte e atividades interativas, proporcionando uma experiência agradável aos mais novos.

A atividade divide-se em três partes: a primeira parte refere-se à consciencialização dos animais como seres vivos sensíveis, tal como nós, humanos. A segunda parte foca-se na descoberta dos animais e das suas vivências através da visita à exposição. A terceira parte será a realização de um jogo de memória, que implica movimento corporal e também o jogo Quem é Quem, de modo a concluir a atividade, permitindo que as crianças consolidem a experiência e conhecimentos adquiridos.

Destinatários: 6 aos 10 anos

Datas: 10 e 16 de Junho

Horário: 10:30h às 12:30h

Preço por inscrição: Gratuito

Nota: Actividade sujeita a inscrição prévia.

 

Título: O ZOO do MNAC

Orientador: Tiago Guerreiro

Sinopse: Nesta oficina vamos dar vida aos animais que encontramos na exposição “A Outra Vida dos Animais”, do MNAC. Primeiro, vamos visitar a mostra e ver que animais lá encontramos. De seguida, cada participante, miúdo ou graúdo, vai recortar cartolinas e pintá-las com guaches, criando assim as várias partes, da cauda à cabeça, do seu animal preferido. Pode ser um burro molengão, uma zebra verde e laranja ou até uma cegonha perneta. 

No final, vamos unir as diferentes partes criando um verdadeiro zoo ilustrado e animado.

Destinatários: crianças a partir dos 4 anos ou famílias. As crianças até aos 5 anos devem ser acompanhadas por um adulto.

Datas: 2 de Julho

Horário: 10h00 às 12h00

Preço por inscrição: 10€ por criança

Nota: Actividade sujeita a inscrição e pagamento prévios.