Paralelamente à exposição As Cores da Vanguarda – Arte na Roménia 1910-1950 o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado inaugura também um pequeno núcleo dedicado à vanguarda modernista portuguesa com obras dos nomes mais relevantes do modernismo em Portugal: Amadeo Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Maria Helena Vieira da Silva, Eduardo Viana, entre outros, permitindo um confronto com o que se fazia no outro extremo da Europa e estimulando o espectador a estabelecer um diálogo visual, que contribua para uma melhor reflexão sobre este período decisivo da história da arte internacional.exposição.

Piso 2 - Sala Dos Fornos
entrada: Condições GeraisArte Moderna em Portugal 1910-1945
2009-03-27
2009-06-21
Em Exibição
ALDEBARAN CAÍDA POR TERRA
2025-03-13
2025-06-22
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo.
Rangefinder
IMAGENS ENTRECRUZADAS
2025-03-06
2025-04-06
Curadoria: Lúcia Saldanha
José Quaresma e Tiago Batista interligam as suas linguagens e domínios plásticos partindo de dois mecanismos de produção de imagens entrecruzadas: o Estereoscópio de Carlos Relvas e o Rangefinder.
Parceria
2024-12-12
2025-04-20
Curadoria: Ana Rito
A exposição ENQUANTO ISSO//MEANWHILE decorre da investigação realizada pelas alunas do Curso de Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em residência curatorial no MNAC.