Durante o confinamento, e à semelhança do que aconteceu em 2020, com o então criado Diário das Pequenas Coisas, o MNAC lança novo programa online. Desta vez, terá como mote, além da colecção do Museu, a exposição DILEMA DE SER E PARECER. O RETRATO NA PINTURA, FOTOGRAFIA E ESCULTURA (1850-1916) e terá por isso como título genérico DILEMAS QUOTIDIANOS.
Iniciado dia 18 de Janeiro, o atual diário do confinamento contará com informação em torno das obras patentes; a rúbrica ‘Dilemas’, em torno da exposição; 'Histórias do Bairro', em que se destacam memórias do Chiado; um glossário de Arte e leituras de obras e ainda a rúbrica 'O que esta obra me conta'. Ao fim-de-semana, teremos uma programação especial, para miúdos e graúdos, O Fungagá das Artes, com dois cursos de desenho e quizzes.
Ao sábado às 11h, teremos o Curso de Desenho — Miúdos e Graúdos, orientado por Nelson Ferreira*. Ao domingo, também às 11h, teremos o curso de desenho, orientado por António Faria**. Ambos os cursos serão dados em direto através página de Youtube https://www.youtube.com/watch?v=hsBlKwAwL9E, e serão gratuitos para o público (graças ao mecenato da Fundação Millennium bcp).
Estes cursos manter-se-ão durante as várias semanas do confinamento.
As
crianças que participarem nos dois cursos de desenho e que queiram
depois visitar o MNAC, levando o seu trabalho
consigo, terão entrada gratuita (para si e para o seu núcleo familiar
direto) durante um período de dois meses após o final do confinamento.
Entretanto, de 29 de Janeiro a 16 de Abril, todas as semanas à sexta-feira, às 16h, também através da mesma página de YouTube, continuamos o ciclo de conversas em torno do retrato, iniciado em Dezembro de 2020, ainda a pretexto da exposição Dilema de Ser e Parecer. Também será de acesso gratuito.
Nem as conversas nem os cursos carecem de inscrição.
Ao longo do confinamento, o Facebook do MNAC partilhará ainda filmes, entrevistas e depoimentos de artistas.
Link para a página da exposição: http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/pt/programacao/1948
*Nelson Ferreira especializou-se em técnicas de antigos mestres europeus (pintura a óleo flamenga, técnicas barrocas a óleo, assim como desenho e pintura académica do século XIX). Estudou Pintura nas Belas-Artes de Lisboa e continuou estudos na universidade Prince's Foundation. Foi por duas vezes o artista convidado pela National Portrait Gallery, nomeadamente para ensinar técnicas de desenho do Renascimento, durante a exposição de desenhos de Holbein e Leonardo. Convidado pela Saatchi Gallery para criar aulas de arte, assim como pelo Banco da América, gabinetes de arquitectura KPF e Farrell's, Discovery Channel, Grosvenor etc. Em Portugal, deu cursos de técnica de pintura flamenga primitiva no Museu Nacional de Arte Antiga, Universidade Autónoma de Lisboa e Galeria Monumental, entre outras instituições. É formador de artistas da Walt Disney, ensinando desenho e pintura às equipas dos Estados Unidos da América e Reino Unido.
** António Faria estudou design no IADE, onde foi professor (1992-98), e artes plásticas no Ar.Co.
Tem desenvolvido intensa atividade profissional como designer, construindo paralelamente uma obra pictórica original, exprimindo-se preferencialmente em grandes formatos monocromáticos.
Segundo Prémio na Bienal Arte Olímpia em Tóquio (2015). Prémio de Excelência na mesma Bienal em 2019.
Em 2019 expôs a instalação Observatório (objeto/desenho) no Museu de
Serralves, no Porto. Em 2020 realizou a exposição "O Desenho. Força que
nasce do silêncio", no Museu do Côa em Foz Côa e a exposição "O Elogio
da Melancolia", no Museu Nacional de Arte Contempôranea, em
Lisboa.
DILEMAS QUOTIDIANOS
PROGRAMAÇÃO ONLINE DURANTE O CONFINAMENTO
O QUÊ: Dilemas, Histórias do Bairro, O que esta obra me conta, Glossário, Quizzes
ONDE: https://www.facebook.com/museunacionaldeartecontemporanea
CURSOS: https://www.youtube.com/watch?v=hsBlKwAwL9E
HORÁRIO: Sábados e domingos às 11h
PÚBLICO ALVO: Famílias, todos os interessados
INSCRIÇÕES: NÃO É NECESSÁRIO
CONVERSAS: https://youtu.be/HjYEjQgIyW0
HORÁRIO: Sexta-feiras às 16h
PÚBLICO ALVO: Estudantes, professores, investigadores
INSCRIÇÕES: NÃO É NECESSÁRIO