entrada: Condições Gerais
Dilemas Quotidianos
Programação online
Aos sábados e domingos no Youtube, atividades para crianças e mais graúdos.
Sábados às 11h, o Curso de Desenho — Miúdos e Graúdos, orientado por
Nelson Ferreira*.
Aos domingos, também às 11h, teremos o curso de desenho,
orientado por António Faria**.
Ambos os cursos serão dados em direto através página de Youtube https://www.youtube.com/watch?v=hsBlKwAwL9E, e serão gratuitos para o público (graças ao mecenato da Fundação Millennium bcp).
Estes cursos manter-se-ão durante as várias semanas do confinamento.
*Nelson Ferreira especializou-se em técnicas de antigos mestres europeus (pintura a óleo flamenga, técnicas barrocas a óleo, assim como desenho e pintura académica do século XIX). Estudou Pintura nas Belas-Artes de Lisboa e continuou estudos na universidade Prince's Foundation. Foi por duas vezes o artista convidado pela National Portrait Gallery, nomeadamente para ensinar técnicas de desenho do Renascimento, durante a exposição de desenhos de Holbein e Leonardo. Convidado pela Saatchi Gallery para criar aulas de arte, assim como pelo Banco da América, gabinetes de arquitectura KPF e Farrell's, Discovery Channel, Grosvenor etc. Em Portugal, deu cursos de técnica de pintura flamenga primitiva no Museu Nacional de Arte Antiga, Universidade Autónoma de Lisboa e Galeria Monumental, entre outras instituições. É formador de artistas da Walt Disney, ensinando desenho e pintura às equipas dos Estados Unidos da América e Reino Unido.
** António Faria estudou design no IADE, onde foi professor (1992-98), e artes plásticas no Ar.Co.
Tem desenvolvido intensa atividade profissional como designer, construindo paralelamente uma obra pictórica original, exprimindo-se preferencialmente em grandes formatos monocromáticos.
Segundo Prémio na Bienal Arte Olímpia em Tóquio (2015). Prémio de Excelência na mesma Bienal em 2019.
Em 2019 expôs a instalação Observatório (objeto/desenho) no Museu de
Serralves, no Porto. Em 2020 realizou a exposição "O Desenho. Força que
nasce do silêncio", no Museu do Côa em Foz Côa e a exposição "O Elogio
da Melancolia", no Museu Nacional de Arte Contempôranea, em
Lisboa.