O coleccionador de pintura regressa a Portimão
Viajante compulsivo de lugares e paisagens, escritor de uma intensa plasticidade visual, consumidor assíduo de museus, igrejas, palácios e monumentos, frequentador atento de antiquários e leilões, participante activo de tertúlias artísticas, políticas e literárias, assim se formatou, a par do seu desempenho mais institucional, como diplomata e Presidente, a personalidade cultural e intelectual de Manuel Teixeira Gomes.
Ao longo do seu intenso percurso de vida pela Europa e Norte de África, na transição entre o século XIX e XX (1860-1941), foi reunindo um significativo conjunto de peças decorativas e objectos de arte, que lhe moldariam uma outra sua faceta, porventura menos conhecida mas igualmente peculiar, como coleccionador, designadamente de pintura.
É justamente esse aspecto que a exposição “Manuel Teixeira Gomes - O Coleccionador de Pintura” procura sublinhar através de um significativo núcleo de obras, pertencentes à colecção do Museu de Portimão, à qual se associam os importantes legados do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu de Chiado e do Museu Nacional Soares dos Reis, no qual se incorporaram as obras doadas ao então Museu Municipal do Porto, da autarquia do Porto.
Estas doações aos Museus portugueses, em grande parte decididas e realizadas no período do seu exílio voluntário (1925-1941), revelam-nos um Teixeira Gomes generoso, algo dividido entre o seu assumido e radical afastamento de Portugal e o íntimo desejo de uma presença mais imaterial no País, revelada através dos testemunhos da sua sensibilidade cultural e do seu conceito da beleza, que estes objectos de arte representariam.
Proporcionar o reencontro renovado com Manuel Teixeira Gomes, as suas opções estéticas, a sua observação atenta da vida e do mundo, é nosso desejo e a finalidade desta exposição.
Para tal muito contribuiu o dedicado interesse e a inestimável colaboração dos directores do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu de Chiado, Dr. Pedro Lapa, do Museu Nacional Soares dos Reis, Dr.ª Maria João Vasconcelos e do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Porto.
José Gameiro
Director do Museu de Portimão