entrada: Condições Gerais

O coleccionador de pintura

Manuel Teixeira Gomes,

2009-05-17
2009-08-30
Voltar ao Programa

Teixeira Gomes

A colecção de Teixeira Gomes foi sendo doada ao Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado pelo notável escritor, político e diplomata, em diversos anos – que vão de 1924 a 1934 – de um período em que se afastou definitivamente do país. No curso das viagens e estadas realizadas até à década de 1920, Teixeira Gomes constituiu uma colecção extremamente significativa de um gosto fim-de-século cosmopolita e diversificado, bastante diverso dos cânones nacionais do naturalismo tardio e que configuraram a maioria das colecções portuguesas então realizadas. É, por isso, como manifestação específica de um amador que esta colecção deve ser apreciada, cujo gosto preciso e, sem dúvida, literário permitiu reunir pequenas obras de tão variadas proveniências e nomes, como sejam W. Etty, Israels ou Fortuny entre muitos outros artistas. 

A sua integração na colecção do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado respeitou a especificidade que lhe dá um valor de conjunto, pelo que as obras nunca foram dispersadas pelos períodos, escolas e nacionalidades a que pertencem, mas salvaguardadas como colecção específica. 

A oportunidade de apresentar, na terra natal do escritor, com carácter de continuidade, estas obras constitui o cumprimento de uma partilha pública naturalmente implicada na generosa doação que Teixeira Gomes realizou.

Que a Câmara Municipal de Portimão e o Museu de Portimão, através do seu director Dr. José Gameiro, tenham acolhido com tanto entusiasmo e empenho este depósito é para nós motivo de profunda satisfação e realização comum de uma promessa adiada para com o doador.

 

 

Pedro Lapa

Director do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado