Miguel Palma, Ocasião, 2000
Miguel Palma, Ocasião, 2000

MNAC - Rua Capelo

entrada: Condições Gerais

MIGUEL PALMA. RECOLECTOR TRANSGÉNICO

2018-04-20
2018-06-03
Curadoria: Adelaide Ginga


O mote desta exposição foi o desejo de reexibir a obra “Exposição de Ocasião (Mil Contos de Publicidade)“ de Miguel Palma, criada em 2000 , apenas exposta aquando da sua inauguração e que integra, desde então, a coleção do MNAC. Uma obra sui generis que subverte os parâmetros em que o mundo da arte contemporânea opera e ironiza sobre as diretrizes que padronizam o mercado, que formatam o circuito socioinstitucional e que norteiam o comportamento dos artistas profissionais.

Nesta senda provocatória surge Recolector Transgénico, em que a reapresentação da obra “Exposição de Ocasião (Mil Contos de Publicidade)” convive com uma instalação de readymades que contempla uma panóplia de histórias. Uma parte do universo que compõe o atelier do artista e que exemplifica o contexto referencial em que a sua obra é criada, é aqui partilhada com o público. Uma exposição que é também uma mostra paralela e complementar à exposição AZ.Miguel Palma, a primeira individual sobre a sua obra de desenho, atualmente em apresentação no MAAT. O título tem um duplo sentido figurado, por um lado Miguel Palma é na sua génese um recolector, uma vez que não aplica um critério pré-definido de colecionador para as peças que recolhe e adquire, seguindo antes um instintivo interesse no contexto histórico, na relevância semiótica e no potencial hermenêutico; por outro, embora as peças não sejam organismos vivos, ao serem intervencionadas e modificadas pelo artista, a sua “genética” inicial é alterada e ganham “nova vida”, nova dimensão semântica.

Recolector Transgénico releva a essência criativa e artística de Miguel Palma, em que o seu espírito de enfant terrible se revela de forma profusa.

Adelaide Ginga