Desde o final do século XIX, com Jacob Rijs e Lewis Hine entre outros, a fotografia tem sido um meio para denunciar injustiças, reivindicar melhores condições de vida e contribuir para as causas revolucionárias. Como consequência natural da sua natureza documental, tornou-se também hoje o meio privilegiado pela arte contemporânea para interrogar o establishment político e social.
Esta
conferência procura explorar os vários sentidos
da criação fotográfica como uma arma social e de esquerda ao longo dos
séculos XX e XXI, e examinar a relação entre a fotografia documental, as causas
humanitárias e os ideais sociais, o compromisso político e de classes, a
crítica social e económica. Serão consideradas as práticas fotográficas e sua
produção em ambos os campos público e político, pensando especificamente sobre
a relação entre as práticas de esquerda e o mainstream, as relações entre arte
contemporânea e crítica social, tal como entre arte e propaganda. A conferência
terá
lugar nos dias 16 e 17 de Junho de 2016 no Museu Nacional de Arte
Contemporânea - Museu do Chiado em Lisboa e será acompanhada por um programa de projeções.
O ciclo de projeções prolongar-se-á até dia 16 de julho (ver programação em: http://www.museuartecontemporanea.pt/pt/programacao/texto/472)
PROGRAMA
1º Dia - Quinta-feira, 16 de Junho
9:30 |
Registo |
|
|
|
|
10:00 |
Sessão de Abertura |
|
|
|
|
10:15-11:00 |
Projeção: Transmission from the liberated zone (2015, 30 min.) seguido de discussão com oradora convidada Filipa César (artista/cineasta) |
|
|
|
|
11:00 – 11:30 |
Pausa Café |
|
|
|
|
11:30 – 13:00 |
Sessão de Comunicações |
|
Painel 1 HISTÓRIA, PROPAGANDA E IMAGENS POLÍTICAS Moderação de: Teresa Flores |
Painel 2 OS TRABALHADORES E A ESQUERDA Moderação de: José Neves |
|
Caught in the Act: Justice, Illusion, and Photography on the Victorian Stage Daniel A. Novak, University of Mississippi
Giuseppe Garibaldi, national hero and symbol of the left: creation of his myth through his photographic portraits Annalea Tunesi, University of Leeds, UK
Progresso, anticlericalismo e modéstia Nuno Pinheiro, Researcher for CIES/IUL
|
Une révolte aux sels d’argent. Idéologie de gauche et renouvellement esthétique au sein des photo-clubs français (1945-1975) Guillaume Blanc, Université Paris 1
O 1º de Maio de 1974 n’O Século Ilustrado – uma narrativa imagética. Ana Catarina Caldeira, Universidade Nova de Lisboa.
Deslocamentos conceituais da fotografia documental e da representação do proletariado Ludimilla Carvalho Wanderlei & José Afonso da Silva Junior PPGCOM – UFPE, Brasil |
|
13:00 – 14:30 |
Pausa Almoço |
|
|
|
|
14:30 – 16:00 |
Sessão de Comunicações |
|
|
|
|
Painel 3 O DOCUMENTÁRIO: ABORDAGENS À REVISÃO HISTÓRICA Moderação de: Paulo Catrica |
Painel 4 VISUALIDADES Moderação de: Patricia Leal
|
|
Reinventing Documentary (Again) Some Notes on the Pragmatism of Photography Jan Babnik - editor in chief of Membrana
Between the Gallery and the Street: the 1980s 'New Documentary' Movement Andreia Alves de Oliveira: (CREAM), University of Westminster, London
Photography, Irreality and the Document Miguel Faleiro, investigador independente |
We don’t need a gallery to put these pictures in our head, Louie Palu’s Cage Call: Life and Death in the Hard Rock Mining Belt Siobhan Angus, University, Toronto
No limite da representação: entre a informação e a arte Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil.
Ideology of Negative Witold Kanicki, University of Arts in Poznan (Poland)
|
|
|
|
|
16:00 – 16:30 |
Pausa Café |
|
|
|
|
16:30 – 17:30 |
Orador convidado Steve Edwards The Open University, UK |
|
|
|
|
17:30 – 18:00 |
Debate Final |
|
|
|
|
20:00 |
Jantar da Conferência (Restaurante BellaLisa Elevador/Chiado) |
|
N.B.
18: 30 Jorge Ribalta fará uma comunicação nas Belas Artes. / Informação sobre o local será providenciada brevemente.
2º Dia - Sexta-feira 17 de Junho
10:00-10:30 |
Orador convidado Jacinto Godinho (Jornalista e Professor da FCSH/NOVA) O Reviralho |
|
|
|
|
10:30 – 11:00 |
Orador convidado Nélio Conceição (Investigador IFIL) A Obra e o Tempo que a viu nascer-sobre a dimensão histórica-crítica da fotografia em Walter Benjamin |
|
|
|
|
11:00 – 11:30 |
Pausa Café |
|
|
|
|
11:30 – 13:00 |
Sessão de Comunicações |
|
|
|
|
Painel 5 LUTAS E RESISTÊNCIAS Moderação de: Emília Tavares |
Painel 6 PRÁTICAS DISCURSIVAS Moderação de: Claudia Madeira |
|
The War at Home John van Aitken (University of Central Lancashire) & Jane Brake (Manchester Metropolitan University)
Photographie et marginalité : stratégies de visibilité, puissance d’insoumission Maira Mora Université Paris 1
O rosto perdido: notas sobre uma busca Carolina Junqueira dos Santos, Universidade de São Paulo |
Images of freedom, images of freeing Photography as evidence and social injustice in Taryn Simon’s photography Arianna Lodeserto
Presente ausente: invisibilidade em questão nas fotoperformances de Ana Mendieta Olga da Costa Lima Wanderley, Universidade Federal de Pernambuco Antartica : a Critical Imaginary Anne Noble, Professor of Fine Arts (Photography) at Massey University, Wellington. |
|
13:00 – 14:30 |
Pausa Almoço |
|
|
|
|
14:30 – 16:00 |
Sessão de Comunicações |
|
|
|
|
Painel 7 A PAISAGEM E O OUTRO Moderação de: Rogério Taveira
|
|
|
To live as they live: Portraits of the Portuguese rural interior by artist Cristina Rodrigues Inês Jorge, FCSH/UNL
Viagem em Portugal: um território que (se) reflete (n)a crise Filippo De Tomasi, FCSH/UNL
Espelho Nativo – dez anos depois Philipi Bandeira, Brasil.
|
|
|
|
|
|
16:30 – 17:30 |
Orador convidado Jorge Ribalta (artista, curador, investigador) |
|
|
|
|
17:30 – 18:00 |
Debate Final |
|
* A conferência é acompanhada por um ciclo de projeções que começa diariamente às 10:00 e às 14:00
Programação
Revolutionary collectives
Kino Pravda, Dziga Vertov, 1922, 17'
Drifters, John Grierson, 1929, 50'
Night Mail, Harry Watt y Basil Wright, 1936, 24'
Film and Photo League.
New Deal
The river, Pare Lorentz, 1937, 31'
The land, Robert Flaherty, 1939-1942, 51'
De Bruge, Joris Ivens, 1928, 11'