Poster da Conferência
Poster da Conferência

MNAC - Rua Capelo

Entrada Livre

Fotografia e Sociedade

2016-06-16
2016-06-17
Fotografia e Sociedade

Desde o final do século XIX, com Jacob Rijs e Lewis Hine entre outros, a fotografia tem sido um meio para denunciar injustiças, reivindicar melhores condições de vida e contribuir para as causas revolucionárias. Como consequência natural da sua natureza documental, tornou-se também hoje o meio privilegiado pela arte contemporânea para interrogar o establishment político e social.

Esta conferência procura explorar os vários sentidos  da criação fotográfica como uma arma social e de esquerda ao longo dos séculos XX e XXI, e examinar a relação entre a fotografia documental, as causas humanitárias e os ideais sociais, o compromisso político e de classes, a crítica social e económica. Serão consideradas as práticas fotográficas e sua produção em ambos os campos público e político, pensando especificamente sobre a relação entre as práticas de esquerda e o mainstream, as relações entre arte contemporânea e crítica social, tal como entre arte e propaganda. A conferência terá lugar nos dias 16 e 17 de Junho de 2016 no Museu Nacional de Arte Contemporânea -  Museu do Chiado em Lisboa e será acompanhada por um programa de projeções.
O ciclo de projeções prolongar-se-á até dia 16 de julho (ver programação em: http://www.museuartecontemporanea.pt/pt/programacao/texto/472)


PROGRAMA

1º Dia - Quinta-feira, 16 de Junho 

9:30

Registo

 

 

10:00

Sessão de Abertura

 

 

10:15-11:00

Projeção:  Transmission from the liberated zone (2015, 30 min.)  seguido de discussão com oradora convidada Filipa César (artista/cineasta)

 

 

11:00 – 11:30

Pausa Café

 

 

11:30 – 13:00

Sessão de Comunicações

Painel 1

HISTÓRIA, PROPAGANDA E IMAGENS POLÍTICAS 

Moderação de: Teresa Flores

Painel 2

OS TRABALHADORES E A ESQUERDA 

Moderação de: José Neves

 

Caught in the Act: Justice, Illusion, and Photography on the Victorian Stage Daniel A. Novak, University of Mississippi

 

Giuseppe Garibaldi, national hero and symbol of the left: creation of his myth through his photographic portraits  Annalea Tunesi, University of Leeds, UK

 

Progresso, anticlericalismo e modéstia Nuno Pinheiro, Researcher for CIES/IUL 

 

 

Une révolte aux sels d’argent. Idéologie de gauche et renouvellement esthétique au sein des photo-clubs français (1945-1975)  Guillaume Blanc, Université Paris 1

 

O 1º de Maio de 1974 n’O Século Ilustrado – uma narrativa imagética.  Ana Catarina Caldeira, Universidade Nova de Lisboa.

 

Deslocamentos conceituais da fotografia documental e da representação do proletariado Ludimilla Carvalho Wanderlei & José Afonso da Silva Junior PPGCOM – UFPE, Brasil

13:00 – 14:30

Pausa Almoço

 

 

14:30 – 16:00

Sessão de Comunicações

 

 

Painel  3

O DOCUMENTÁRIO: ABORDAGENS À REVISÃO HISTÓRICA 

Moderação de: Paulo Catrica 

Painel 4

VISUALIDADES

Moderação de: Patricia Leal

 

Reinventing Documentary (Again) Some Notes on the Pragmatism of Photography Jan Babnik - editor in chief of Membrana

 

Between the Gallery and the Street: the 1980s 'New Documentary' Movement Andreia Alves de Oliveira: (CREAM), University of Westminster, London

 

Photography, Irreality and the Document   Miguel Faleiro, investigador independente

We don’t need a gallery to put these pictures in our head, Louie Palu’s Cage Call: Life and Death in the Hard Rock Mining Belt  Siobhan Angus, University, Toronto

 

No limite da representação: entre a informação e a arte  Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil.

 

Ideology of Negative Witold Kanicki, University of Arts in Poznan (Poland)

 

 

 

16:00 – 16:30

Pausa Café

 

 

16:30 – 17:30

Orador convidado Steve Edwards The Open University, UK  

 

 

17:30 – 18:00

Debate Final

 

 

20:00

Jantar da Conferência (Restaurante BellaLisa Elevador/Chiado)




 

N.B.

18: 30 Jorge Ribalta fará uma comunicação nas Belas Artes. / Informação sobre o local será providenciada brevemente. 

 

 

2º Dia - Sexta-feira 17 de Junho

10:00-10:30

Orador convidado Jacinto Godinho (Jornalista e Professor da FCSH/NOVA) O Reviralho

 

 

10:30 – 11:00

Orador convidado Nélio Conceição (Investigador IFIL) A Obra e o Tempo que a viu nascer-sobre a dimensão histórica-crítica da fotografia em Walter Benjamin

 

 

11:00 – 11:30

Pausa Café

 

 

11:30 – 13:00

Sessão de Comunicações

 

 

Painel 5

LUTAS E RESISTÊNCIAS

Moderação de: Emília Tavares

Painel 6

PRÁTICAS DISCURSIVAS

Moderação de: Claudia Madeira

 

The War at Home John van Aitken (University of Central Lancashire) & Jane Brake (Manchester Metropolitan University)

 

Photographie et marginalité : stratégies de visibilité, puissance d’insoumission Maira Mora Université Paris 1

 

O rosto perdido: notas sobre uma busca Carolina Junqueira dos Santos, Universidade de São Paulo

Images of freedom, images of freeing
Photography as evidence and social injustice in Taryn Simon’s photography    Arianna Lodeserto

 

 

Presente ausente: invisibilidade em questão nas fotoperformances de Ana Mendieta Olga da Costa Lima Wanderley, Universidade Federal de Pernambuco  

Antartica : a Critical Imaginary  Anne Noble, Professor of Fine Arts (Photography) at Massey University, Wellington.

13:00 – 14:30

Pausa Almoço

 

 

14:30 – 16:00

Sessão de Comunicações

 

 

Painel 7

A PAISAGEM E O OUTRO

Moderação de: Rogério Taveira

 

 

 

To live as they live:  Portraits of the Portuguese rural interior by artist Cristina Rodrigues  Inês Jorge, FCSH/UNL

 

Viagem em Portugal: um território que (se) reflete (n)a crise Filippo De Tomasi, FCSH/UNL

 

Espelho Nativo – dez anos depois  Philipi Bandeira, Brasil.  

 

 

 

 

 

 

16:30 – 17:30

Orador convidado Jorge Ribalta (artista, curador, investigador)

 

 

17:30 – 18:00

Debate Final




 

* A conferência é acompanhada por um ciclo de projeções que começa diariamente às 10:00 e às 14:00

 

 

 

Programação

Revolutionary collectives

Kino Pravda, Dziga Vertov, 1922, 17'

Drifters, John Grierson, 1929, 50'

Night Mail, Harry Watt y Basil Wright, 1936, 24'

 

Film and Photo League.

New Deal

The river, Pare Lorentz, 1937, 31'

The land, Robert Flaherty, 1939-1942, 51'

De Bruge, Joris Ivens, 1928, 11'



Atividades

    2016-06-16
    2016-06-17

    09h30
    Conferência: Fotografia e Sociedade
Ver todas as atividades 1