"Eu e os Outros" - coleção de Alberto Caetano

Piso 1 e 2

entrada: Condições Gerais

Eu e os outros

Coleção Alberto Caetano

2015-07-09
2015-10-04
Curadoria: Adelaide Duarte, Alberto Caetano e Raquel Henriques da Silva.
O MNAC exibe a primeira exposição que a direção de Os Amigos do Museu do Chiado organiza no âmbito do seu programa de atividades. Com o objetivo de trazer para o Museu coleções particulares de arte moderna e contemporânea de qualidade, pretende-se dar a conhecer obras que se integram no arco temporal da coleção do Museu, sublinhando a especificidade do gosto de quem as reuniu.



Eu e os outros é uma metáfora alusiva à forma singular como Alberto Caetano se relaciona com os artistas, em cumplicidades estéticas e afetivas.

Colecionador apaixonado desde jovem adolescente, este arquiteto lisboeta selecionou um conjunto de obras da sua coleção para dialogarem entre si e com cada um dos visitantes. Jogos de luz e de sombra, de conversas e de sonhos: o claro-escuro simbólico na pintura de interior de António Carneiro em confronto com a escultura alegórica de Pedro Cabrita Reis; o autorretrato de Jorge Molder em fala com a pintura de Albuquerque Mendes; a escultura circular de Rui Chafes em interação com a cor de Ilda David; a poética da linha e da luz de Dan Flavin em diálogo com a pintura de Jorge Martins; a figura popular de Rosa Ramalho em deslocação para a pintura sígnica de Joaquim Rodrigo. Em Eu e os outros. Coleção Alberto Caetano oferecem-se fragmentos de uma coleção em indagação multiplicada que não obedece a cronologias nem a movimentos estéticos, antes tira partido das afinidades artísticas, temáticas e dos confrontos formais que as próprias obras sugerem.

Primeira exposição dos Amigos do Museu, ela é uma homenagem a todos os colecionadores que aceitam o desafio da partilha.

 





Atividades

    2015-07-08 19h00
    Inauguração da exposição "Eu e os Outros"
    2015-07-18 16h00
    Visita guiada pelo Colecionador Alberto Caetano
    2015-08-22 16h00
    Visita guiada pelo Colecionador Alberto Caetano
    2015-09-26 16h00
    Visita guiada pelo Colecionador Alberto Caetano
Ver todas as atividades 3