No
seu mais recente trabalho, “Sinfonia do desconhecido”, (2012-14), Nuno Cera
recorre a uma tripla projeção vídeo sincronizada que evolui num registo subtil
mas insinuante ao deambular entre o real observado e a reflexão sobre a
promessa da arquitetura, articulando uma série de imagens simultâneas referentes
a três espaços paradigmáticos da habitação coletiva da segunda metade do século
XX: The Barbican (de Geoffry Powell, Peter Chamberlin e Christof Bon, 1965-1982, Londres, Reino Unido), Les Espaces d’
Abraxas (de Ricardo Bofill e Taller de Arquitectura,
1978-1983, Noisy-le-Grand, França) e Quinta da Malagueira (de Álvaro
Siza Vieira, 1977-1998, Évora, Portugal). O artista articula ainda essas
imagens que se entrecruzam no nosso exercício imagético com a narração
envolvente, em ‘voz off’, de pequenos textos sobre a vertigem do desconhecido destes grandes planos urbanísticos do pós-guerra, marcados pela
construção em betão e as dissonâncias entre os modelos modernistas e a sua
aplicação num contexto ambíguo, sobretudo pós-utópico, determinados ao mesmo
tempo pelo prolongamento da sua conclusão e das inevitáveis transformações
indexadas à vida real e quotidiana dos seus habitantes.
Sinfonia do
Desconhecido foi produzida no âmbito da XX Bolsa de Artes Plasticas da
Fundación Botin, Santander.
Sinfonia do
DesconhecidoInstalação-vídeo com 3 canais sincronizados
DVCPRO HD; PAL (1080p); 16:9; Cor & p.b.; som
Dimensions: Variável; 18 min 30 sec (loop)
2012-2014