Construído como uma trama documental e ficcional, o filme centra-se num pequeno país, a Transnístria, com uma história política e social complexa que evidencia o jogo de forças que ocorre na região, entre a Rússia e os países limítrofes outrora sob a esfera da URSS. Muito embora pertencente à Moldávia, a Transnístria reclama a sua independência a par de uma integração na Federação Russa, aspiração que não é reconhecida nem pelo Kremlin, nem internacionalmente, o que não impede que exista uma clara ocupação de influência social, política e económica neste pequeno país, por parte da Rússia, criando mais um foco de tensão permanente na região.
O filme expõe também o confronto da memória (através da literatura e dos monumentos) com a decadência de um futuro, através do personagem Kolka, de nacionalidade moldava mas que reclama a sua identidade de transnístrio, vivendo em conflito entre uma identidade à deriva e um sentimento de amor incondicional à pátria, cuja idade, simbolicamente, é a mesma da queda do regime comunista. A vida de Kolja é também o reflexo de um confronto histórico entre Leste e Oeste, expondo as fragilidades do projeto da Comunidade Europeia perante a imposição de uma nova vaga de nacionalismos e regimes autocráticos.
Extinção é um filme que toma posição, e nesse sentido coloca-nos perante a possibilidade de ultrapassar muitas das ideais pré-concebidas sobre a Europa de Leste e a sua história recente, que julgamos cristalizada numa polaridade entre comunismo e pós-comunismo, mas que se apresenta bem mais complexa, e que encontra no divórcio entre a política e a vida a sua mais gritante expressão.
Emília Tavares
Curadora