Salomé Lamas. Extinção, 2018
Salomé Lamas. Extinção, 2018

Sala SONAE

entrada: Condições Gerais

SALOMÉ LAMAS, EXTINÇÃO, 2018

2018-09-21
2018-11-25
Curadoria: Emília Tavares
O mais recente filme de Salomé Lamas foi rodado em pleno conflito, durante a anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia (2014/2015) e constitui uma complexa reflexão sobre o significado de fronteira, identidade nacional e imperialismo, percorrendo checkpoints entre a Bulgária, Moldávia, Roménia e Ucrânia.

Construído como uma trama documental e ficcional, o filme centra-se num pequeno país, a Transnístria, com uma história política e social complexa que evidencia o jogo de forças que ocorre na região, entre a Rússia e os países limítrofes outrora sob a esfera da URSS. Muito embora pertencente à Moldávia, a Transnístria reclama a sua independência a par de uma integração na Federação Russa, aspiração que não é reconhecida nem pelo Kremlin, nem internacionalmente, o que não impede que exista uma clara ocupação de influência social, política e económica neste pequeno país, por parte da Rússia, criando mais um foco de tensão permanente na região.

O filme expõe também o confronto da memória (através da literatura e dos monumentos) com a decadência de um futuro, através do personagem Kolka, de nacionalidade moldava mas que reclama a sua identidade de transnístrio, vivendo em conflito entre uma identidade à deriva e um sentimento de amor incondicional à pátria, cuja idade, simbolicamente, é a mesma da queda do regime comunista. A vida de Kolja é também o reflexo de um confronto histórico entre Leste e Oeste, expondo as fragilidades do projeto da Comunidade Europeia perante a imposição de uma nova vaga de nacionalismos e regimes autocráticos.  

Extinção é um filme que toma posição, e nesse sentido coloca-nos perante a possibilidade de ultrapassar muitas das ideais pré-concebidas sobre a Europa de Leste e a sua história recente, que julgamos cristalizada numa polaridade entre comunismo e pós-comunismo, mas que se apresenta bem mais complexa, e que encontra no divórcio entre a política e a vida a sua mais gritante expressão. 

Emília Tavares

Curadora

 

 

 


Atividades

    2018-09-21 19h00
    Documentação e criação no cinema de Lamas de Salomé. Conferência por Nico Marzano
    2018-11-06 19h00
    A documentalidade na obra de Salomé Lamas. Conferência por Sara Magno
Ver todas as atividades 2