O ciclo de exposições temporárias ECHOES ON THE WALL – artistas portugueses no estrangeiro, que teve início em Maio de 2015 no espaço do Museu Nacional de Arte Contemporânea- Museu do Chiado, chega agora ao seu termo no dia 21 de Fevereiro.
Este programa contínuo de exposições individuais permitiu dar eco à criação de artistas portugueses que emigraram para o estrangeiro, onde têm desenvolvido um percurso expositivo, pouco ou nada conhecido em Portugal.
No conjunto, foram seis exposições, com a duração de cerca de seis semanas cada, que ocuparam a parede do fundo do atrium do MNAC na Rua Serpa Pinto. Cada projeto teve uma temática escolhida pelo artista e a criação de obras inéditas em diversos suportes, tendo havido dois projetos que incluíram performance.
Tendo em conta que nesta diversidade de abordagens é possível identificar a partilha de algumas questões comuns, torna-se oportuno dar lugar a um debate para discussão e reflexão, a partir dos conteúdos deste programa de exposições, em torno de temas como: a emigração, a identidade, as relações/ligações estabelecidas com os espaços (país de origem e país onde residem), o acesso à informação e comunicação, etc.
O debate terá lugar no dia 18 de fevereiro às 18h30 e conta com a participação de:
Pedro Calado
Diretor Executivo do Programa Escolhas (programa governamental criado para promover a inclusão social a igualdade de oportunidades de crianças e jovens em contextos vulneráveis) e Alto-Comissário para as Migrações. Licenciado em Geografia pela Universidade Clássica de Lisboa, especialização em pedagogia, Mestre em Geografia pela Universidade Clássica de Lisboa, especialização em “Exclusão, Sociedade e Território”.
Filomena Silvano
Antropóloga, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e membro do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). No seu trabalho relaciona as questões das identidades coletivas e individuais com o estudo do espaço, do habitat, da cultura material e da cultura expressiva. Integrou várias equipas de investigação e colaborou com o cineasta João Pedro Rodrigues em quatro documentários. É autora dos livros “Territórios da Identidade”, “Antropologia do Espaço” e “De casa em casa: sobre um encontro entre etnografia e cinema”.
Bruno Leitão
Curador Português que vive entre Madrid e Lisboa. Exerceu funções de curador e produtor no espaço Lumiar Cité e antes disso trabalhou como produtor em Galerias e Museus em Espanha e Portugal. Como independente comissariou várias exposições em Galerias em Madrid e Lisboa (Paula Alonso, The Goma, 3+1, Bacelos) e em Museus: Biblioteca Central de Santander, Galeria Fundação EDP no Porto e na Galeria Municipal do Porto.Fundou o projeto curatorial www.curatorialclube.com do qual é diretor. Atualmente é o diretor curatorial do Hangar Centro de Investigação Artística.
RitaGT, 1980.
Vive e trabalha entre Luanda e Viana do Castelo. Licenciada em Design de Comunicação (2004) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Realizou o Programa Erasmus na Sofia’s Fine Arts Academy, Bulgária. Realizou o Curso avançado em Artes Visuais, Maumaus — Escola de Artes Visuais, Lisboa e frequentou o mestrado na Malmo Art Academy — Lund University na Suécia.Expõe regularmente desde 2007. Foi comissária do Pavilhão de Angola na Bienal de Arte de Veneza de 2015. Fundou em 2013 o projeto e-studio Luanda.
Moderação: Adelaide Ginga