Autorretrato de Carlos Relvas com câmara estereoscópica no seu estúdio, c. 1874 Negativo de colódio húmido positivado, Casa Estúdio Carlos Relvas, Golegã.   Pós-produção fotográfica: Inês Fernandes.
Autorretrato de Carlos Relvas com câmara estereoscópica no seu estúdio, c. 1874 Negativo de colódio húmido positivado, Casa Estúdio Carlos Relvas, Golegã. Pós-produção fotográfica: Inês Fernandes.

MNAC - Rua Capelo

entrada: Condições Gerais

Carlos Relvas (1838-1894) - Vistas Inéditas de Portugal

A Fotografia nos Salões Europeus

2018-09-27
2019-02-24
Curadoria: Victor Flores, Ana David Mendes, Denis Pellerin, Emília Tavares

Carlos Relvas é um dos fotógrafos amadores mais reconhecidos na história da fotografia portuguesa do século XIX. Esta exposição teve como ponto de partida um projeto de investigação (CICANT— Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) dedicado ao estudo da fotografia estereoscópica de Carlos Relvas e à sua importância nos primeiros anos da atividade deste fotógrafo, entre 1862 e 1874.

Este é um dos períodos menos conhecidos da fotografia de Carlos Relvas. Para o seu estudo foi decisivo o cruzamento das imagens do arquivo da Casa-Estúdio Carlos Relvas com as coleções de cinco instituições e de vários particulares, revelando um conjunto considerável e inédito de provas originais em albumina. Este ambicioso levantamento permitiu a redescoberta de retratos e de vistas de Portugal que testemunham uma prática rigorosa de diferentes técnicas, géneros e formatos fotográficos, dando uma configuração mais ampla e dinâmica ao primeiro período da obra fotográfica de Carlos Relvas.

Organizada em dez núcleos principais, a exposição destaca a primeira presença de Carlos Relvas na exposição da Sociedade Promotora de Belas Artes em 1868 e a sua internacionalização com a participação nas exposições de alguns dos principais salões fotográficos europeus, como a reputada Société Française de Photographie, a Exposição Universal de Viena ou a Exposição Nacional de Madrid.

A partir do seu trabalho deste período é possível aprofundar algumas das questões fundamentais da fotografia portuguesa de oitocentos e revelar novas facetas da mesma. Como as relações de cumplicidade de Carlos Relvas com alguns dos mais importantes pintores deste período, permitindo delinear, pela primeira vez, a natureza do diálogo entre a fotografia e a pintura do século XIX português. Ou a predominância nos salões da fotografia patrimonial e de paisagem enquanto meio privilegiado de divulgação do país, através de uma prolífica produção que se centrará nalguns dos locais de eleição do Romantismo português e noutros que se tornam símbolos patrimoniais de identidade nacional.

A exposição consagra ainda um importante destaque ao exímio fotógrafo retratista através de uma análise da evolução desta tipologia no seu percurso, desde o primeiro estúdio ainda improvisado até à sofisticação técnica e arquitetónica do segundo, um dos raros estúdios de fotografia do século XIX construído de raiz, e ainda preservado na sua terra natal da Golegã.

A investigação de um autor e de uma época, uma vez mais com o apoio do MNAC-MC, na produção e divulgação de projetos inéditos para o conhecimento da história da fotografia em Portugal.

Victor Flores, Ana David Mendes, Denis Pellerin e Emília Tavares

2018-10-18 18h30
    Visita Guiada por Ana David e Victor Flores
    2018-10-27 14h00
    Esqueça as Selfies, Venha Tirar um Retrato!
    2018-11-14 18h30
    A Invenção da Pátria por Raquel Henriques da Silva
    2018-11-22 15h00
    Visita guiada por Elvira Marques (Casa Estúdio Carlos Relvas) e Victor Flores (curador da exposição)
    2018-11-28 18h30
    A vida e o pensamento no tempo de Carlos Relvas por António Martins Gomes
Ver todas as atividades 3

Em Exibição

Graça Morais. Metamorfoses da Humanidade

2019-03-22
2019-06-02
Curadoria: Jorge da Costa e Emília Ferreira
Uma reflexão sobre as múltiplas faces da natureza humana, com as suas fragilidades e as suas aterrorizadoras atitudes predatórias.
Exposição individual

A incontornável tangibilidade do livro ou, o ANTI-LIVRO

2019-03-22
2019-06-02
Curadoria: Luis Alegre e Adelaide Ginga
Materialmente estimulante, imaterialmente ilimitado, o Livro é talvez, o objeto dos objetos
Exposição Coletiva

RYAN TRECARTIN "Temple Time"

2019-03-15
2019-03-31
Os filmes de Ryan Trecartin são uma mistura de artes performativas, sitcoms e hipnóticas colagens digitais, como se fossem o resultado de uma colaboração entre Bosch e Keith Haring
Instalação Vídeo

Tomás da Anunciação (1818 - 2018)

Bicentenário do nascimento do artista

2018-10-26
Curadoria: Maria de Aires Silveira
O MNAC assinala o dia 26 de outubro, data em que se comemoram os 200 anos do nascimento do pintor

O poder da imagem

2018-10-12
Curadoria: Maria de Aires Silveira
Estes retratos de artistas, poderosos em sensibilidade e qualidade técnica, destacam-se pelo seu carácter inédito.
Exposição da coleção

ARTE PORTUGUESA. RAZÕES E EMOÇÕES

2018-04-20
Curadoria: Maria de Aires Silveira, Emília Tavares, Emília Ferreira