Laura Naukkarinen (n. 1980) é uma cantora e compositora finlandesa que iniciou a sua produção artística no início desta década de imediato se notabilizando por um trabalho que se destaca por entre a fértil comunidade ligada aos meios de criação independentes do país.
Pertence a uma geração de músicos que alia um profundo conhecimento rico das tradições populares e folclóricas locais a um interesse simultâneo na cultura rock - particularmente nos seus domínios mais psicadélicos -, colaborando com outros notáveis seus contemporâneos, dos Avarus aos Kemialliset Ystävät de Jan Andrezen. As suas parcerias com estes projectos, assentes numa leitura tribalista de tradições da folk local, empregam o som de uma forma pré e pós-musical, valorizando o intuito e a acção mais do que uma noção técnica de musicalidade. Essa transversalidade na leitura das possibilidades da expressão sonora, informou de maneira profunda a leitura que Lau Nau faz sobre a ausência de limites de que a sua música pode usufruir.A sua obra individual, com dois álbuns editados pelo selo norte-americano Locust Music, ocupa um espaço muito particular no songwriting ocidental actual. As suas composições assentam em progressões simples de acordes, enriquecidas por uma noção orquestral muito particular, articulando várias instrumentações acústicas e electrónicas de baixo custo e outros objectos para-musicais.
Imersa num universo extremamente delicado, produz música com uma doçura rude, que nunca está perto do perigo de se tornar excedentária, como por vezes acontece a tanta que é baseada num apego pela fragilidade e pela torpeza. A forma como deixa espaços em aberto, como não sente a necessidade de tirar a beleza real dos traços mais crus das suas palavras e arranjos, vai-lhe dando, em crescendo, uma credibilidade estética e emocional excepcional na confusão generalizada da canção contemporânea.
Voz, guitarra acústica, objectos vários Lau Nau