MNAC

entrada: Condições Gerais

Batalha de Sombras

Fotografia Portuguesa dos anos 50

2009-03-07
2009-06-14
Curadoria: Emília Tavares

A colecção de fotografia do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, foi iniciada em 1999, com o processo de doação das obras fotográficas de Fernando Lemos, pela  A. T. Kearney, Portugal.  

Na continuidade desta política de actualização das colecções, foram incorporadas no acervo, através de aquisições e doações, um  conjunto de obras fotográficas representativas das dinâmicas da fotografia portuguesa ao longo da década de 50, momento particularmente interessante e mal estudado da sua história. 

A fotografia portuguesa, neste período, reflecte de forma ímpar muitas das dissonâncias e conflitos estéticos então vividos, que só podem ser lidos e entendidos em articulação e cruzamento permanente com todas as outras áreas da vida cultural, social e política neste período.

A “batalha de sombras” que estas imagem evocam, é a repercussão duma sociedade cada vez mais polarizada entre a perpetuação duma ilusão e o desengano, produzindo imagens ensombradas por uma cultura fotográfica e artística pouco debatida, ignorando-se mutuamente, e em que cada imagem é a expressão dum dilema entre a “arte pela arte” e as rupturas (im)possíveis em prol duma arte de dimensão e participação social e humanista.

Mais do que uma batalha entre tradição e inovação assistimos a uma ambivalência entre representação e apresentação, técnica e inspiração, alta e baixa cultura, estética e ética, arte e ideologia. Na década de 50, todas as dissonâncias e incoerências são o reflexo duma relação interrogativa, sem bem que muitas vezes inconsciente, do objecto fotográfico face aos diversos entendimentos estéticos da cultura portuguesa, assim como da sua história.

Os autores e obras aqui apresentadas percorrem aspectos de grande diversidade, desde a fotografia amadora associativa e o meio salonista a ela associado, abordando a produção de autores inéditos, os amadores “anti-salonistas”, a fotografia no contexto dos movimentos neo-realista e surrealista, assim como a vocação ilustrativa e de inventário do objecto fotográfico. 

A apresentação desta colecção de fotografia do MNAC-MC, assenta numa interrogação crítica de toda esta diversidade, permitindo a constatação de ritmos múltiplos na sua articulação, que levantam debates subjacentes ao objecto fotográfico de interesse generalizado actualizado, nacional e internacionalmente.

Autores apresentados: Carlos Calvet, Gérard Castello-Lopes, Adelino Lyon de Castro, Frederico Pinheiro Chagas, Carlos Afonso Dias, Franklin Figueiredo, Fernando Lemos, João Martins, António Paixão, Victor Palla, Varela Pécurto, Eduardo Harrington Sena, Sena da Silva, Fernando Taborda.

Número de obras apresentadas: 78

Documentação variada: Revistas, catálogos, manuscritos, diplomas, etc...

Rua Alves Redol, nº 45
2600-099 Vila Franca de Xira
Email: neoreallismo@cm-vfxira.pt
T. 263 285 626
F. 263 284 814 Horário
3ª a 6ª feira, das 10h00 às 19h00
Sábado, das 15h00 às 22h00
Dom. das 11h00 às 18h00
Encerra à 2ª feira e feriados www.cm-vfxira.pt
www.museudoneorealismo.pt

 

Atividades

    2009-05-30 17h30
    II Encontro Batalha de Sombras
Ver todas as atividades 1

+ Info