Galeria PeP

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O SUBMARINO FEMINISTA AQUAFLUXO

2024-05-10
2024-06-30
Curadoria: Gaudêncio Fidelis

Esta é a primeira grande instalação da artista Ana Norogrando. O Submarino Feminista Aquafluxo é uma obra multimodal da artista Ana Norogrando tendo sido concebida como uma construção metafórica que invoca o interior de um submarino intitulado aquafluxo. Essa interioridade é transformada numa exterioridade através de paralelismo com o espaço do museu onde foi instalada, não somente por essa construção metafórica, mas através de um vínculo com a realidade do chamado “sistema da arte”, representada aqui pelo espaço longitudinal específico da Galeria PeP do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC). A obra foi concebida como um repositório de ideias e conceitos, como uma plataforma de experimentação sensorial, com vistas a dar uma colaboração para construir uma “historiografia dos sentidos”, de uma maneira não ilustrativa, com a utilização de dispositivos conceituais vinculados aos sentidos. Nesta obra, a forma artística e a invenção do design são expressas através da fatura (faktura-фактура) destes objectos, e mediadas através das recorrentes modalidades artísticas (escultura, pintura, desenho, fotografia, etc.) e, finalmente, activadas pela introdução operacional da metáfora de um “submarino feminista” na construção da forma e da sua existência no espaço, em uma relação espaço-tempo/aquosa. Aspectos como a realidade material dos objectos, a estrutura semântica da forma, a especificidade do artesanato, o design da forma, os modos de display e a operacionalidade conceitual e metafórica dos sentidos, considerando sua determinação histórica e a sua percepção, são alguns dos determinantes deste projecto artístico. A instalação inclui ainda uma “banda sonora” intitulada SoundMorfose_24, criada pelo músico e designer de som Alfonso Benetti.

SOBRE A ARTISTA

ANA NOROGRANDO [Brasil, 1951 – Vive e trabalha em Porto Alegre-Brasil e em Aveiro-Portugal]. Desenvolve projetos em escultura, e instalações multisensoriais. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior, tais como Sobre as Águas no MAC/RS, Sincronias na Sala Janete Costa/PE, a retrospectiva Ana Norogrando - Obras 1968-2013 no MARGS/RS, Corpos e Partes na Fundação Badesc/SC, Corpos de Fábrica no Museu Oscar Niemeyer/PR e Coreografia de Sombras na Galeria Morgados da Pedricosa/Aveiro, Portugal. Participou de inúmeras exposições coletivas como a 10a Bienal do Mercosul – Mensagens de Uma Nova América em 2014, Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira em 2017-2018, da Bienal de Valongo, na cidade de Porto, Portugal em 2023.

Para o curador Gaudêncio Fidelis, “a obra de Ana Norogrando vem dando uma contribuição significativa para a arte contemporânea vinculada a uma abordagem feminista através de uma formulação aquática das formas artísticas. A sofisticação artística de sua obra se realiza através da confluência entre a domesticidade, a tecnologia e o sincretismo de diversas tradições artísticas reconciliando em um confronto e ao mesmo tempo a acomodação de matrizes culturais múltiplas, muitas vezes conflitantes, em um contexto expressivo partilhado, criando, assim, através da expressão de um sistema de crenças culturais distintas em uma mesma forma expressiva, a forma de um submarino”.

GAUDÊNCIO FIDELIS [Brasil, 1965-Vive na cidade de Nova Iorque] é curador e historiador de arte especializado em arte brasileira moderna e contemporânea e arte das américas. É Mestre em Arte pela New York University (NYU) e Doutor em História da Arte pela State University of New York (SUNY). Foi fundador e primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS, em 1992. Publicou entre inúmeros livros O Cheiro Como Critério: em Direção a Uma Política Olfatória em Curadoria (Argos, 2015). Organizou e realizou a curadoria de mais de 50 exposições. Foi diretor do Museu de Arte do Rio Grande Sul/Brasil (MARGS) entre 2011-14. Foi Curador-chefe da 10a Bienal do MercosulMensagens de uma Nova América em 2015 e curador da exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira em 2017 mostrada em Porto Alegre o Santander Cultural e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 2018. É professor Associado de História da Arte do programa de Arte e História da Arte do Hunter College da Universidade do Estado de Nova Iorque.