LOOPS.EXPANDED 2023-2024
Pelo 9º ano consecutivo, o Museu Nacional de Arte Contemporânea e a Duplacena e apresentam uma exposição dedicada ao loop. Da poesia aos pontos de vista formais e filosóficos dos artistas, seis obras seleccionadas através da convocatória da rede internacional Loops.Expanded desconstroem e reconstroem esta forma seminal da imagem em movimento. Na abertura do ciclo no espaço DUPLACENA 77 está em busca de Averróis, onde o português João Cristóvão Leitão tece uma construção majestosa sobre a circularidade da memória. Numa segunda sala, justapõem-se duas obras curtas: O MANIFESTO DE DUCHAMP (“Além disso, são sempre os outros que morrem”), do espanhol Fermín Díez de Ulzurrun, um conto preventivo sobre causas e consequências do deep fake; e o pandémico Notebook of the Plague, uma visão crítica e intimista de Terry Berkowitz, videoartista norte-americana no activo desde a década de 1970. No MNAC são apresentadas três obras consecutivamente. A primeira é a icónica obra experimental de videoarte 0778, do brasileiro Marcellvs L., um poema que opera na transição da linguagem analógica magnética para a digital num plano geral que oscila com o tempo, o espaço e a percepção. Em Chantier (2023), o artista francês Cyril Galmiche explora as suas ideias de simultaneidade, sobreposição e relativização objectiva da realidade, ao coreografar ao longo de quase duas horas e meia os movimentos de um estaleiro de obras. E Ponto Cego da artista portuguesa Helena Ferreira, é uma instalação que brinca com a materialidade da luz, os seus reflexos e a possibilidade de considerar as imagens dentro e fora de foco como o mais paradoxal dos loops.
Alisson Avila e Irit Batsry
Sala Polivalente
entrada: Condições Gerais2023.2024
2024-02-25
2024-03-10
Em Exibição
Parceria
2024-12-12
2025-03-05
Curadoria: Ana Rito
A exposição ENQUANTO ISSO//MEANWHILE decorre da investigação realizada pelas alunas do Curso de Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em residência curatorial no MNAC.
TRANSGRESSÕES
2024-11-22
2025-02-23
Curadoria: Rui Afonso Santos
Oito painéis impressos apresentam a imagem manipulada de peças do acervo de escultura do Museu Nacional de Arte Contemporânea, fundado precocemente em 1911, no quadro mental renovador da jovem Primeira República portuguesa.