LOOPS.EXPANDED 2023-2024
Pelo 9º ano consecutivo, o Museu Nacional de Arte Contemporânea e a Duplacena e apresentam uma exposição dedicada ao loop. Da poesia aos pontos de vista formais e filosóficos dos artistas, seis obras seleccionadas através da convocatória da rede internacional Loops.Expanded desconstroem e reconstroem esta forma seminal da imagem em movimento. Na abertura do ciclo no espaço DUPLACENA 77 está em busca de Averróis, onde o português João Cristóvão Leitão tece uma construção majestosa sobre a circularidade da memória. Numa segunda sala, justapõem-se duas obras curtas: O MANIFESTO DE DUCHAMP (“Além disso, são sempre os outros que morrem”), do espanhol Fermín Díez de Ulzurrun, um conto preventivo sobre causas e consequências do deep fake; e o pandémico Notebook of the Plague, uma visão crítica e intimista de Terry Berkowitz, videoartista norte-americana no activo desde a década de 1970. No MNAC são apresentadas três obras consecutivamente. A primeira é a icónica obra experimental de videoarte 0778, do brasileiro Marcellvs L., um poema que opera na transição da linguagem analógica magnética para a digital num plano geral que oscila com o tempo, o espaço e a percepção. Em Chantier (2023), o artista francês Cyril Galmiche explora as suas ideias de simultaneidade, sobreposição e relativização objectiva da realidade, ao coreografar ao longo de quase duas horas e meia os movimentos de um estaleiro de obras. E Ponto Cego da artista portuguesa Helena Ferreira, é uma instalação que brinca com a materialidade da luz, os seus reflexos e a possibilidade de considerar as imagens dentro e fora de foco como o mais paradoxal dos loops.
Alisson Avila e Irit Batsry

Sala Polivalente
entrada: Condições Gerais2023.2024
2024-02-25
2024-03-10
Em Exibição
ALDEBARAN CAÍDA POR TERRA
2025-03-13
2025-06-22
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo.
Rangefinder
IMAGENS ENTRECRUZADAS
2025-03-06
2025-04-06
Curadoria: Lúcia Saldanha
José Quaresma e Tiago Batista interligam as suas linguagens e domínios plásticos partindo de dois mecanismos de produção de imagens entrecruzadas: o Estereoscópio de Carlos Relvas e o Rangefinder.
A Arte Chegou ao Colombo
Na Era da Inteligência Artificial
2025-02-22
2025-03-30
Da pintura à escultura, passando pela fotografia até à arte digital, são 10 os projetos selecionados que mostram a Arte na Era da Inteligência Artificial, através de diferentes perspetivas.
Parceria
2024-12-12
2025-04-20
Curadoria: Ana Rito
A exposição ENQUANTO ISSO//MEANWHILE decorre da investigação realizada pelas alunas do Curso de Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em residência curatorial no MNAC.