Atrium

entrada: Condições Gerais

.

2022-12-15
2022-12-15
No âmbito da programação do MNAC, e da investigação que o museu há muito vem desenvolvendo sobre a história da fotografia, no dia 15 de Dezembro, às 18h30, será lançado no MNAC o livro de Susana Lourenço Marques, Lágrimas de Crocodilo. 
O livro será apresentado pela autora e por Emília Tavares e Margarida Medeiros. 

Lágrimas de Crocodilo
 reúne uma selecção de artigos sobre fotografia, publicados na imprensa portuguesa nas décadas de 1980 e 1990, que revelam a mudança na cena fotográfica nacional e o aparecimento de uma pluralidade de vozes que assumiram o seu activo debate. Para este novo movimento da crítica importava validar a emergência da fotografia no espaço público e dar eco às estratégias de arquivo, colecção e exposição que neste período se desenvolveram um pouco por todo o país.
A delimitação cronológica adoptada relaciona-se com o modo de fazer e publicar crítica, num período que precede a transição e hibridez da informação, antes de as imagens digitais e as redes sociais alterarem as regras do jogo e dos meios de comunicação se dissolverem na imaterialidade do ecrã. 
A regularidade com que se publicaram textos sobre fotografia(s) e sobre fotógrafos permite não apenas rever parte das iniciativas fotográficas desenvolvidas, como confirmar a sua invulgar disseminação mediática e a respectiva repercussão nas práticas e circuitos artísticos actuais. No seu todo, constituem um testemunho único, com efectiva ressonância no fazer da história da fotografia em Portugal.