A Importância da Cultura para a Ecomonia
Mesa redonda
Dia 25 de outubro a partir das 10h00 no MNAC.
Sabemos o papel importante que a cultura assume na formação do pensamento crítico da sociedade e na preservação da identidade cultural do coletivo. Mas nem todos sabemos que o setor cultural contribui significativamente para a economia.
As Indústrias Culturais e Criativas (ICC), em que se incluem a publicidade, a arquitetura, o setor audiovisual, livros, música, jornais e revistas, rádio, artes perforrnativas e artes visuais, contribuíram, em 2019, para a economia da EU-28 com uma faturação de 643 mil milhões de euros e um valor agregado total de 253 mil milhões de euros, representando 4.4% do PIB da UE em termos de volume de negócios total e empregando mais de 7,6 milhões de pessoas na UE-28 (GESAC/EY - Reconstruir a Europa - A economia cultural e criativa antes e depois da COVID- 19, 2021). A contribuição económica das lCC é maior do que a das indústrias das telecomunicações, alta tecnologia, farmacêutica ou automóvel.O setor cultural em Portugal contribui em mais de 3,6% para o PlB nacional e tem um enorme potencial em termos de crescimento, contudo o investimento público no país não é suficiente para alavancar o setor e o seu enorme potencial em termos económicos. O setor cultural não pode estar dependente apenas de investimento público. Tem que criar ferramentas e soluções que lhe permitam atrair investimento de empresas e mecenas com benefícios claros e bem identificados.
É, neste conlexto, que o MNAC e a State of The Art convidam destacadas personalidades do mundo dos negócios, para nos falarem
da importância da cultura em Portugal e das vantagens que os projetos culturais podem trazer para as empresas. Não só em termos económicos e fiscais, mas, também, em termos de imagem, posicionamento, comunicação, awareness e responsabilidade social, entre outras.
O objetivo é partilhar a experiência e visão das empresas sobre a desejada e benéfica sintonia Cultura e Economia, através de projetos culturais levados a cabo.
Empresas, criativos e agentes culturais devem trabalhar juntos, mais estreitamente do que antes. Juntos, ternos que tornar o conhecimento sobre a importância social e o potencial económico da cultura em algo tão relevante que ninguém mais possa ignorá-lo.
Astrid Sauer, CEO & Founder da State of the Art
Programa:
9h30: Recepção
10h00: Sessão de Boas Vindas
Emília Ferreira, Diretora do MNAC
Astrid Sauer, CEO & Fundadora State of the Art (SOTA)
10h30: Painel 1: PARCERIAS E INOVAÇÃO
António Monteiro, Presidente do Conselho de Administração do Fundação Millennium bcp
Álvaro Beleza, Presidente Coordenador da SEDES
Luís León, Co-fundador ILYA
Moderação: Emília Ferreira
António Monteiro, Presidente do Conselho de Administração do Fundação Millennium bcp
Álvaro Beleza, Presidente Coordenador da SEDES
Luís León, Co-fundador ILYA
Moderação: Emília Ferreira
11h15: Pausa para café
11h30: Painel 2: A Cultura dos Negócios
João Cortez de Lobão, Co-presidente da Fundação Gaudium Magnum - Maria e João Cortez de Lobão
Steven Braekeveldt, CEO da Ageas Europa Continental e CEO do Grupo Ageas Portugal
Steven Braekeveldt, CEO da Ageas Europa Continental e CEO do Grupo Ageas Portugal
Sofia Tenreiro, Fundadora SBC Venture Capital
Moderação:Astrid Sauer
Moderação:Astrid Sauer
Participantes:
ÁLVARO BELEZA
Presidente Coordenador da SEDES
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1987), especializou-se em Imuno-Hemoterapia no Hospital Universitário de Coimbra (1996). Diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Évora, de 1996 a 2008, foi docente em cursos de pós-graduação em sistemas internacionais de qualidade, na Universidade Moderna (de 2002 a 2005), diretor do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital Universitário do Hospital de Santa Maria/ CHLN (Lisboa) e Professor de Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa HSM e Regente da disciplina de Medicina Transfusional, desde 2012. Além de inúmeros cargos na área da saúde, dos quais se destaca o presente, enquanto Diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria/ CHLN (Lisboa), tem também, desde 1987, desenvolvido atividades cívicas, associativas e políticas. Foi Secretário Nacional do Partido Socialista, com pelouro da Saúde (de 2011 a 2014). É da Comissão Política Nacional do Partido Socialista, desde 2011, e, desde 2020, é Presidente Coordenador da SEDES.
ANTÓNIO MONTEIRO
Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp
Ministro dos Negócios Estrangeiros do XVI Governo Constitucional (2004-2005), Alto-comissário das Nações Unidas para as Eleições na Costa do Marfim (2005-2006) e Membro do Painel do Secretário-Geral para os Referendos no Sudão (2010-2011), foi Presidente do Banco Millennium bcp entre 2012-2018.
Atualmente, é Presidente da Fundação Millennium bcp.
LUÍS LEÓN
Co-fundador ILYALicenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1998), trabalhou como Consultor fiscal numa BIG4, tendo sido Partner e Líder da Equipa de Tributação Individual na Deloitte entre julho de 2014 e setembro de 2021. Há 23 anos que desenvolve aconselhamento de clientes relativamente a IRS e contribuições para a segurança social.
Tem sido responsável por otimização fiscal na área de impostos pessoas, designadamente, em matéria de: (i) residentes não habituais, (ii) regime dos ex-residentes, (iii) definição de “packages” remuneratórios, (iv) análise e definição de fundos de pensões (v) reestruturações de patrimónios familiares, (vi) definição de políticas de destacamento de colaboradores, incluindo (vii) otimização fiscal e parafiscal internacional.
Convidado frequentemente para conferências, apresentações e entrevistas na imprensa escrita, rádio e televisão para clarificar alterações fiscais em Portugal ou para comentar as implicações decorrentes do Orçamento do Estado.
JOÃO CORTEZ DE LOBÃO
Co-presidente da Fundação Gaudium Magnum - Maria e João Cortez de Lobão Economista e pai de 8 filhos, foi jornalista durante 10 anos. Esteve depois no sector financeiro em Nova Iorque e em Lisboa, tendo lançado posteriormente um projeto agrícola inovador no sector do azeite, a Herdade de Maria da Guarda, que se tornou um dos principais produtores nacionais totalmente dedicado à exportação. Recentemente, com a sua mulher, lançou a Fundação Gaudium Magnum focada em 4 pilares: Cultura, Educação, Beneficência e Investigação, com a missão de enaltecer Portugal, as suas gentes e raízes cristãs.
STEVEN BRAEKEVELDT
CEO da Ageas Europa Continental e CEO do Grupo Ageas Portugal
SOFIA TENREIRO
Fundadora SBC Venture CapitalIniciou a carreira em Fast Moving Consumer Goods, na Procter & Gamble e na L’Oreal em Marketing, com responsabilidades nos mercados Português e Espanhol e em funções globais estratégicas para o mercado europeu. De regresso a Portugal, assumiu várias posições de liderança em grandes corporações, destacando-se a Microsoft como Board Member e a Cisco Portugal como Diretora-Geral. Assumiu, em 2016, durante 3 anos, a presidência da Câmara de Comércio Americana em Portugal (Amcham), tendo-se mantido na Direção. Em 2019 foi nomeada como Executive Board Member na Galp (COO Comercial), para liderar a transformação de negócio e a transição energética na Galp, sendo responsável por acelerar a transição digital e do negócio mundial B2C e B2B. É frequentemente convidada como speaker em vários temas, tais como Transformação Digital e de Negócio, Cibersegurança, Liderança ou Recursos Humanos.