LOOPS EXPANDED IN LISBON

Sala Polivalente

entrada: Condições Gerais

LOOPS.EXPANDED

2020-10-07
2021-02-14
LOOPS.EXPANDED no Museu Nacional de Arte Contemporânea
7 de Outubro 2020 -  14 de Fevereiro 2021

O Programa LOOPS está de volta ao Museu Nacional de Arte Contemporânea, agora reformulado para LOOPS.EXPANDED, um projeto internacional de parcerias e em rede, que tem este ano a sua primeira edição.  Dedicado a expor e a investigar o conceito e a forma do Loop, tem como objetivo principal promover, de forma descentralizada, um conjunto de atividades em redor dos programas de vídeo em loop (exposições, conferências ou masterclasses).

Este projeto expande o conceito original e inicial do Loops.Lisboa (projeto criado pela Dupla cena), competição nacional de vídeo que teve 5 edições no Museu Nacional de Arte Contemporânea, entre 2015 e 2019.

Desde o pré-cinema e o movimento mecânico de criação de imagens em movimento, até ao tempo presente dos “loops infinitos” computacionais, sonoros e audiovisuais e a efemeridade dos GIFs, o loop está presente em muitos contextos e as suas possibilidades são verdadeiramente exponenciais, criando um terreno naturalmente fértil para os artistas.

A produção de alta qualidade dedicada ao conceito de loop levou à criação, em 2019, do Loops.Expanded, uma rede internacional que é o resultado do crescimento do projeto Loops.Lisboa - realizado desde 2015 pela Duplacena em estreita colaboração com o Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC).

O Loops.Expanded está assente na experimentação de um modelo descentralizado de investigação, curadoria e exibição, que envolve atividades em nome próprio e em parcerias, desenvolvidas pela Duplacena (Lisboa), Proyector (Madrid), OndaVideo (Pisa), WWVF (Amsterdão) e Cine Esquema Novo (Porto Alegre). Na sua primeira Open Call internacional, recebeu mais de 250 trabalhos de 42 países, resultando numa seleção de 17 obras. Cada parceiro da rede tem autonomia para construir as suas exibições a partir deste recorte curatorial.

Em Lisboa, sede do projeto, o Loops.Expanded, a Duplacena e o MNAC têm o gosto de exibir, em ciclos individuais de 3 semanas, sete destes trabalhos realizados por Shahar Marcus (Israel), Miguel  Escobar (Colômbia), W. Mark Sutherland (Canadá), Emanuele Dainotti (Itália), Kika Nicolela (Brasil), Ilaria Di Carlo (Itália) e Hasan Daraghmeh (Palestina / Noruega). A programação deste ciclo é o resultado de um trabalho convergente entre os curadores da mostra e do Museu e é acompanhada por um programa paralelo.

Alisson Avila, Irit Batsry e Emília Tavares



PROGRAMA

Shahar Marcus (Israel)
Dig (2019)
07 – 25 outubro
http://shaharmarcus.com/

Miguel Escobar (Bélgica)
An Image of a Façade (2020) 12’40’’
27 outubro - 15 novembro

W. Mark Sutherland (Canadá | Canada)
America, a videopoem (1988) 4’04’’
17 novembro - 06 dezembro
https://www.wmarksutherland.com

Emanuele Dainoti (Italia)
Santa María (2018), 13’ 52’’
08 - 31 dezembro 2020
https://dainottisette.wixsite.com/emanueledainotti

Kika Nicolela (Brasil)
Actus (2010) 16’
05 - 24 janeiro 2021
https://www.kikanicolela.com

Ilaria Di Carlo (Itália | Italy)
The Divine Way (2018) 15m’
26 janeiro – 14 fevereiro
www.ilariadicarlo.net
www.thedivineway.de

Hasan Daraghmeh (Palestina / Noruega | Palestine /Norway)
The Door (2020) 8’
26 janeiro - 14 fevereiro
https://www.hasandaraghmeh.com/








Apoios

Parcerias