Dia 24 de Setembro, entre as 15h e as 17h, por ocasião do lançamento do livro "Fragmentos de Viagem na Obra de Julião Sarmento", com coordenação de Maria João Castro (CHAM/ArTravel), realizar-se-á no MNAC uma mesa redonda que contará com os seguintes convidados: Julião Sarmento, Alda Costa, Alexandre Melo, Cristina Azevedo Tavares, Isabel Nogueira, Joaquim Sapinho, José Luís Porfírio, João Pinharanda, Raquel Henriques da Silva e Emília Ferreira.
A apresentação do livro estará a cargo de Maria João Castro, coordenadora do volume, e a mesa redonda será moderada por Vanessa Rato.
O livro "Fragmentos de Viagem na Obra de Julião Sarmento" conta com 9 textos e uma entrevista (conduzida por Vanessa Rato). Duas mãos cheias de motivos para viajar através das abordagens à obra de Julião Sarmento: “Julião Sarmento, Noites Brancas de um Viajante” (Raquel Henriques da Silva); “A cidade, as artes e os artistas: Lourenço Marques nos últimos anos do Império” (Alda Costa e Maria João Castro); “Pacific Coast Highway, Malibu, 1989” (Alexandre Melo); “Breve ensaio sobre o lugar da escultura na obra de Julião Sarmento: a unidade do diverso” (Cristina Azevedo Tavares); “Julião Sarmento. Fragmentos de uma Viagem” (Emília Ferreira);
“(Re)visitação em Julião Sarmento: ‘I would prefer not to’” (Isabel Nogueira); “Julião Sarmento: o desejo, a necessidade, a eficácia e a inevitabilidade da viagem na arte contemporânea” (João Pinharanda); “Julião Sarmento. Três obras dentro e fora da jaula” (José-Luís Porfírio);
“Entrevista. O que é bom é a perversidade que se permite ir para lá do interdito” (Vanessa Rato).
Entrada livre.
Local: Átrio do MNAC, Rua Serpa Pinto, 4.
Horário: 15h-17h.
Entrada livre, sujeita às indicações da DGS.
Julião Sarmento, Seggredos e Mentiras (pormenor)
Atrium
Entrada LivreFragmentos de Viagem na Obra de Julião Sarmento
2020-09-24
Em Exibição
Parceria
2024-12-12
2025-03-05
Curadoria: Ana Rito
A exposição ENQUANTO ISSO//MEANWHILE decorre da investigação realizada pelas alunas do Curso de Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em residência curatorial no MNAC.
TRANSGRESSÕES
2024-11-22
2025-02-23
Curadoria: Rui Afonso Santos
Oito painéis impressos apresentam a imagem manipulada de peças do acervo de escultura do Museu Nacional de Arte Contemporânea, fundado precocemente em 1911, no quadro mental renovador da jovem Primeira República portuguesa.
Biografia do traço.
Desenhos da colecção MNAC 1836-2024
2024-10-25
2025-01-26
Curadoria: Maria de Aires Silveira
O Desenho – a disciplina mais próxima da ideia – é um eixo pedagógico central ao treino da mão e da visão.