Nesta sessão do Ciclo de Conversas
"Debater o Intangível" discute-se a imaterialidade de muitas
manifestações artísticas contemporâneas. Da arte conceptual à instalação
ou até à arte da performance, explora-se tanto o papel do museu como os
lugares que estas obras podem ocupar nas instituições artísticas,
físicas ou virtuais.
O ciclo de conversas "Debater o Intangível" procura dar resposta ao crescente interesse sobre o Património Cultural Imaterial e as Imaterialidades do Património Cultural nas suas várias vertentes, questionando o lugar que ocupa, ou poderá ocupar, em instituições museológicas (tanto físicas como virtuais).
Este ciclo de conversas terá nove eventos, com cerca de duas horas de duração, a ocorrer em instituições distintas ao longo de nove meses (de outubro de 2016 a junho de 2017). Os temas das conversas relacionar-se-ão directamente com as
instituições de acolhimento. Todos os eventos serão de entrada livre.
Organização: Daniela Salazar e Hélia Marçal
Apoio do Instituto de
História da Arte (FCSH-NOVA), do Laboratório de Documentação e
Preservação de Arte Contemporânea (DCR-FCT-NOVA) e da Comissão Nacional
da UNESCO-Portugal.
Parceiros: MNM; MNTD; MNAC/DGPC; Museu do Fado, Casa Fernando Pessoa,
Museu do Aljube: Resistência e Liberdade, Museu da Cidade (de Lisboa),
Museu da Água

Atrium
Entrada LivreDebater o Intangível
2016-12-06
Curadoria: Daniela Salazar, Hélia Marçal
Em Exibição
ALDEBARAN CAÍDA POR TERRA
2025-03-13
2025-06-22
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo.
Rangefinder
IMAGENS ENTRECRUZADAS
2025-03-06
2025-04-06
Curadoria: Lúcia Saldanha
José Quaresma e Tiago Batista interligam as suas linguagens e domínios plásticos partindo de dois mecanismos de produção de imagens entrecruzadas: o Estereoscópio de Carlos Relvas e o Rangefinder.
Parceria
2024-12-12
2025-04-20
Curadoria: Ana Rito
A exposição ENQUANTO ISSO//MEANWHILE decorre da investigação realizada pelas alunas do Curso de Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em residência curatorial no MNAC.