ATELIÊS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DA METROPOLITANA
Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado
15h Percussão
16h Cordas
17h Sopros
Pensado para uma sensibilização alargada, vivida e ilustrada à música e aos seus instrumentos, estes ateliês conduzidos pela professora Susana Henriques permitem a descoberta de sonoridades, talvez surpreendentes, dos diversos naipes habitualmente presentes numa orquestra.
Ver bem de perto o instrumento, experimentá-lo, ouvir as suas diferentes possibilidades sonoras e expressivas, perceber a sua construção e a sua manipulação, assim como as suas exigências físicas, são os eixos fundamentais desta apresentação, em que as palavras são seguidas pela interpretação de pequenos excertos musicais ou de exemplos ilustrativos.

Jardim das Esculturas
Entrada LivreMúsica nas Praças 2015
2015-10-03
Em Exibição
Loops. Expanded 2026
2026-07-14
2026-10-03
Curadoria: Irit Batsry
O MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e a DuplaCena apresentam, pelo 11.º ano consecutivo, uma exposição dedicada ao loop enquanto forma seminal da imagem em movimento.
Dos Gestos e das Formas
Um diálogo entre coleções
2026-06-18
2026-09-20
Curadoria: MNAA e MNAC
Obras das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, e da Fundação Millennium bcp, estabelecem um diálogo entre diferentes períodos, materiais e formas de criação artística.
Alice Geirinhas
Sycorax
2026-05-29
2026-09-20
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
Sycorax é uma instalação de desenhos que convoca a figura ausente e silenciada de Sycorax, a bruxa e mãe de Caliban, personagens de "A Tempestade", de William Shakespeare.
Ultratremor
Coletiva
2026-05-29
2026-09-27
Curadoria: Germano Dushá
Entre o visível e o invisível, a exposição reúne artistas que exploram estados de transformação, aparição e ressonância, aproximando matéria, imaginação e experiência espiritual.
Maria José Oliveira
Eu que já fui eu
2026-05-15
2026-10-04
Curadoria: Paula Parente Pinto
A obra de Maria José Oliveira transforma materiais quotidianos e objetos descartados em territórios de memória, ritual e metamorfose, onde o tempo se afirma como matéria viva da criação.
Impressões Digitais. Coleção MNAC
2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.




