Esta exposição apresenta a colecção do século XX do Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea organizada em 16 núcleos que recusam a simples linearidade de uma ordem cronológica e exploram conceitos tão diversos como Melancolia, A Expressão e o Político, O Desejo como Substância ou Redução.
Obras de tempos e atitudes diversas são assim confrontadas gerando aproximações aparentemente insuspeitadas entre diferentes universos artísticos ou vinculando determinadas práticas à prevalência de um conceito historicamente circunscrito.
Desde a pintura de Malhoa até à instalação de Alexandre Estrela, com núcleos individuais de Amadeo de Souza-Cardoso, Joaquim Rodrigo e Helena Almeida, um conjunto muito vasto de artistas e pontos de vista foram exibidos.

Diferença e Conflito. Vista da exposição
© MNAC
MNAC
entrada: Condições GeraisDiferença e Conflito
O Século XX nas Colecções do Museu do Chiado
2002-06-19
2002-10-13
Curadoria: Pedro Lapa
Em Exibição
O FARDO DO HOMEM BRANCO
João Fonte Santa
2025-04-10
2025-07-03
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
O Artista recorre a uma linguagem figurativa que se vale dos paradigmas oitocentistas do Naturalismo - quer da pintura como da ilustração coevas, visualmente familiares e instituídos.
ALDEBARAN CAÍDA POR TERRA
2025-03-13
2025-06-22
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo.
Parceria
2024-12-12
2025-04-20
Curadoria: Ana Rito
A exposição ENQUANTO ISSO//MEANWHILE decorre da investigação realizada pelas alunas do Curso de Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em residência curatorial no MNAC.