A reabertura do antigo Museu de Arte Contemporânea agora designado - Museu do Chiado - efectivamente mais adequado à colecção que abriga e à nova dinâmica crítica do respectivo espólio (em ligação com o espaço sócio-cultural do Chiado oitocentista e do primeiro modernismo) implica, igualmente, um investimento em estruturas periféricas aptas a albergar exposições temporárias.
Sempre foi nossa intenção, em todos os museus da rede nacional do Instituto Portugues de Museus, pôr em diálogo a arte do passado com a arte da nova contemporaneidade. Ora, o Museu do Chiado, no âmbito da sua renovação, vem agora colocar a tónica neste diálogo, cada vez mais necessáno não apenas para difundir junto do grande público o gosto pela arte que hoje se produz, mas também como meio de esclarecer em retrospectiva (e prospectiva) os laços que unem, em todos os tempos e lugares, a arte enquanto categoria universal.
Neste caso, a estética do Sublime serve essencialmente um discurso que procura dar a entender a revisrtação à pintura clássica em plenos anos 90 e como aliciante proposta de releitura e diálogo com a históna de arte. A este projecto que tem lugar no Museu do Chiado e que conta com a presença dos artistas Michael Biberstein, Miguel Branco, Rosa Carvalho e Ruth Rosengarten, associa-se um segundo "volet", no Museu Nacional de Arte Antiga, com uma instalação conjunta de Markus Ambach e de Rui Chafes.
Projecto entre linguagens, interrogação da continuidade de uma estética que hoje anda é paradigma de criaçâo, a aposta feita dirige-se, também, para os artistas contemporâneos e para a produção original de trabalhos no quadro de Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura.
Queiram os visitantes encontrar face a estas obras contemporâneas o mesmo prazer de contemplação e deleite que experimentam face às obras dos inúmeros artistas consagrados pela história e pelo tempo, e que hoje são memónas vivas e activas de um património universal.
Simonetta Luz Afonso
Exposição apresentada no âmbito da "Lisboa, Capital Europeia da Cultura 94".
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Michael Biberstein: Wide Grey, 1991
© DGPC
MNAC
entrada: Condições GeraisDo Sublime
1994-09-15
1994-11-07
Curadoria: Isabel Carlos
Em Exibição
A Arte Chegou ao Colombo
Na Era da Inteligência Artificial
2025-02-22
2025-03-30
Da pintura à escultura, passando pela fotografia até à arte digital, são 10 os projetos selecionados que mostram a Arte na Era da Inteligência Artificial, através de diferentes perspetivas.
Parceria
2024-12-12
2025-03-05
Curadoria: Ana Rito
A exposição ENQUANTO ISSO//MEANWHILE decorre da investigação realizada pelas alunas do Curso de Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em residência curatorial no MNAC.