Amadeo de Souza-Cardoso, Pintura (Coty), 1917
Amadeo de Souza-Cardoso, Pintura (Coty), 1917

MNAC

entrada: Condições Gerais

Um pioneiro do modernismo em Portugal

Amadeo de Souza-Cardoso

2001-10-27
2001-11-18
Curadoria: Pedro Lapa
É para Portugal uma honra poder apresentar em Moscovo, no Museu Pouchkin, por ocasião da minha visita de Estado à Federação Russa, uma exposição antológica de um grande artista português: Amadeo de Souza-Cardoso.
Nascido em 1887, no norte de Portugal, Amadeo estudou em Lisboa e, mais tarde, viveu e trabalhou em Paris, tendo participado nos movimentos vanguardistas que operaram uma verdadeira revolução e fundaram a arte moderna. Tendo sido amigo dos grandes vultos da vanguarda artística europeia, a sua morte prematura, em 1918, não impediu que nos tivesse legado uma obra fundamental, pela qualidade e pelo pioneirismo.
O Museu Pouchkin é uma instituição de referência internacional e alberga colecções da maior relevância. Aquela colecção que respeita à época de Amadeo é de uma grande riqueza, o que torna ainda mais apropriada e significativa a realização desta exposição.
Manifesto ao Museu Pouchkin, à sua directora e aos seus técnicos o meu reconhecimento pelo apoio prestado.Agradeço ao Comissário da exposição, Dr.Pedro Lapa, o seu empenhamento generoso e competente e testemunho a minha gratidão às instituições portuguesas que prestaram a sua colaboração: Museu do Chiado, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso, José Ernesto de Sousa Cardoso e Dr.João Rendeiro.
Estou certo deque esta exposição constitui um passo importante no reforço das relações e do intercâmbio entre Portugal e a Rússia, cuja criação cultural, tão poderosa, muito admiramos.

Jorge Sampaio
Presidente da República Portuguesa