Amadeo de Souza-Cardoso, Pintura (Coty), 1917
Amadeo de Souza-Cardoso, Pintura (Coty), 1917

MNAC

entrada: Condições Gerais

Um pioneiro do modernismo em Portugal

Amadeo de Souza-Cardoso

2001-10-27
2001-11-18
Curadoria: Pedro Lapa
É para Portugal uma honra poder apresentar em Moscovo, no Museu Pouchkin, por ocasião da minha visita de Estado à Federação Russa, uma exposição antológica de um grande artista português: Amadeo de Souza-Cardoso.
Nascido em 1887, no norte de Portugal, Amadeo estudou em Lisboa e, mais tarde, viveu e trabalhou em Paris, tendo participado nos movimentos vanguardistas que operaram uma verdadeira revolução e fundaram a arte moderna. Tendo sido amigo dos grandes vultos da vanguarda artística europeia, a sua morte prematura, em 1918, não impediu que nos tivesse legado uma obra fundamental, pela qualidade e pelo pioneirismo.
O Museu Pouchkin é uma instituição de referência internacional e alberga colecções da maior relevância. Aquela colecção que respeita à época de Amadeo é de uma grande riqueza, o que torna ainda mais apropriada e significativa a realização desta exposição.
Manifesto ao Museu Pouchkin, à sua directora e aos seus técnicos o meu reconhecimento pelo apoio prestado.Agradeço ao Comissário da exposição, Dr.Pedro Lapa, o seu empenhamento generoso e competente e testemunho a minha gratidão às instituições portuguesas que prestaram a sua colaboração: Museu do Chiado, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso, José Ernesto de Sousa Cardoso e Dr.João Rendeiro.
Estou certo deque esta exposição constitui um passo importante no reforço das relações e do intercâmbio entre Portugal e a Rússia, cuja criação cultural, tão poderosa, muito admiramos.

Jorge Sampaio
Presidente da República Portuguesa

Em Exibição

The c(AI)rcles’s Pentagon

By Gencork | Sofalca

2025-05-28
2025-06-26
Curadoria: Portugal Faz Bem
A instalação de design/arte The c(AI)rcle’s Pentagon, que explora a ligação entre inteligência artificial, design (re)generativo, arte e sustentabilidade
Exposição individual

Caminhos

Coleção Millennium bcp

2025-05-16
2025-08-24
Curadoria: Emília Ferreira, Regina Branco e Joana d’Oliva Monteiro
Esta exposição coletiva aborda, a partir do tema da paisagem, o desejo da viagem ou a necessidade íntima de criar caminhos próprios
Exposição temporária

O FARDO DO HOMEM BRANCO

João Fonte Santa

2025-04-10
2025-07-03
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
O Artista recorre a uma linguagem figurativa que se vale dos paradigmas oitocentistas do Naturalismo - quer da pintura como da ilustração coevas, visualmente familiares e instituídos.
Exposição individual

ALDEBARAN CAÍDA POR TERRA

2025-03-13
2025-06-22
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo.
Exposição individual

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente

Desde 1911

2022-05-26
2026-05-26
Uma intervenção que celebra os 110 anos do MNAC.
114 anos