A Lisboa dos jardins, terraços e esplanadas, por vezes distante do público em geral, abraça as noites de Verão com uma plateia de espreguiçadeiras preparada especialmente para a apresentação de experiências artísticas marcantes da Vídeo Arte.
Cinco dias de viagem pela Vídeo Arte sugerem, anualmente, um percurso temático abrangente fora do contexto habitual de galerias e museus, em espaços ao ar livre, com entrada gratuita.
A edição de 2013 mantém as parcerias nacionais e internacionais estabelecidas permitindo, uma vez mais, a apresentação de obras de qualidade, inéditas em Portugal, conferindo a esta iniciativa uma visibilidade internacional.
A programação estará a cargo de Jean-François Chougnet, Lori Zippay, Pilar Ribal Simó, Anne Marie Duguet, Susana Pomba, Isabel Nogueira e Solange Farkas, em estreita colaboração com os responsáveis das instituições parceiras.
O Open Call aos artistas portugueses, com selecção de Jacinto Lageira e Júri nomeado pela Direcção do Fuso, é uma vertente fundamental deste festival. Por um lado, é o garante da envolvência no projecto dos artistas/realizadores portugueses por outro, o reconhecimento dado pelo Prémio Aquisição/Fuso/Fundação EDP, é uma extraordinária ferramenta de divulgação e implementação da circulação da Vídeo Arte Nacional.