Piso 0

entrada: Condições Gerais

Encontro de Feminismos: Médio Oriente e Portugal

Programa Internacional de Vídeo Hetero Q. B.

2013-05-21

Com a presença das artistas: Maria Kheirkhah (Irão), Célia Domingues e Susana Mendes Silva e as investigadoras e professoras : Maria Cardeira da Silva e Cristina L. Duarte.

Maria Cardeira da Silva
Doutorada em Antropologia em 1996, é docente da FCSH-UNL onde tem sido responsável, desde 1988, pelas áreas de contextos árabes e islâmicos. É membro do CRIA e investigadora coordenadora de vários projectos - entre os
quais duas edições do projecto “Castelos a Bombordo” (FCT). Tem-se debruçado recentemente sobre as práticas e retóricas da cooperação cultural, e sobre os efeitos da monumentalização do património de origem portuguesa,
particularmente em Marrocos e na Mauritânia. É autora de "Um Islão Prático" (Celta Editora, 1999), resultante da sua investigação sobre o quotidiano das mulheres de um bairro na medina de Salé (Marrocos), onde viveu dois anos. Também dirigiu o livro "Outros Trópicos: Novos Destinos Turísticos, Novos Terrenos da Antropologia" (Livros Horizonte, 2004). Em 2008 recebeu o prémio Il Lazio tra Europa e Mediterraneo, atribuído pela Regione Lazio, Fondazione Casa delle Regioni del Mediterraneo.

Cristina L. Duarte
Licenciou-se em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1986), onde fez uma pós-graduação em «Estudos sobre as Mulheres» (2005). Actualmente doutoranda em Sociologia, com um projecto de investigação na área dos Estudos de Género, sendo bolseira da FCT, Cristina integra a equipa de investigação Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher do Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CESNOVA). Foi comissária cultural para o Congresso Feminista 2008 (org.UMAR), realizado em Lisboa na FCG e na Faculdade de Belas Artes. Participou no VI Congresso Português de Sociologia (2008), acontecimento científico que segue e onde participa desde a primeira edição, em 1987. Tem diversos estudos publicados e teve também uma actividade regular na imprensa e na rádio.

MARIA KHEIRKHAH
Nasceu no norte do Irão. Actualmente vive e trabalha em Londres. Fez a sua primeira viagem para a Grã-Bretanha em 1979 onde efectuou a sua formação artística, o Mestrado em Escultura na University of Central England em 1997. Em 1998 voltou ao Irão, leccionando nas duas mais importantes universidades em Teerão, Alzahra University e a Academy of Arts. Regressou à Grã-Bretanha em 1990 e desde então tem exposto e desenvolvido um intenso trabalho artístico no Reino Unido e internacionalmente. Além de artista é também curadora e conferencista. No seu trabalho utiliza a instalação e a performance para investigar sistemas de conhecimento, poder e cultura. Ao longo
do seu percurso artístico tem explorado questões do chamado “Médio Oriente”, as identidades femininas e a dissonância cultural. Tem exposto de forma regular em mostras individuais e colectivas.

CÉLIA DOMINGUES (1978)
Nasceu em Évora, Portugal. Estudou no Curso Avançado na Escola Maumaus, Lisboa e Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Em Londres, realizou o mestrado em Artes Visuais no Chelsea College of Art
& Design, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem participado em várias exposições das quais se destacam as individuais: Ama de Casa, (Casa Velázquez em Madrid, 2004) AC#10 (Artecontempo em Lisboa, 2006)
The Tea of Hospitality (Galeria Sete em Coimbra, 2008); e as exposições colectivas: Inéditos (Casa Encendida em Madrid, 2005), Momentos de vídeo-arte português (Photoespaña, Centro Cultural Conde Duque em Madrid, 2006),
Club de Femmes_The Lives of Girls and Women (Renoir Cinema, Londres, 2007, Stigmata, (Sala do Veado, Lisboa, 2007), Café Portugal no (Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, 2008), Opções & Futuros (Museu da Cidade, Lisboa, 2009), Water Closet ( LXFactory, Lisboa, 2010).


SUSANA MENDES SILVA (1972)
Nasceu em Lisboa, Portugal. Estudou Escultura na FBAUL e frequentou o programa de doutoramento em Artes Visuais (Studio Based Research) no Goldsmiths College, Londres, tendo sido bolseira da Fundação Calouste
Gulbenkian. É Doutorada em Arte Contemporânea, pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, com a tese, orientada pelo Prof. Doutor António Olaio, baseada na sua prática performativa – A performance enquanto
encontro íntimo
. É também Professora Auxiliar na Universidade de Évora, leccionando no curso de Arquitectura Paisagista desde 1999. Desde meados dos anos noventa tem vindo a criar um corpo de trabalho fragmentado e
anti-linear empregando media tão diferentes como os da fotografia, vídeo, instalação, desenho e performance. Nos seus projectos tem explorado as especificidades de contextos sociais ou íntimos, dos próprios espaços expositivos, evocando narrativas actuais ou históricas, ou convocando os espectadores para a obra.

 

Em Exibição

The c(AI)rcles’s Pentagon

By Gencork | Sofalca

2025-05-28
2025-06-26
Curadoria: Portugal Faz Bem
A instalação de design/arte The c(AI)rcle’s Pentagon, que explora a ligação entre inteligência artificial, design (re)generativo, arte e sustentabilidade
Exposição individual

Caminhos

Coleção Millennium bcp

2025-05-16
2025-08-24
Curadoria: Emília Ferreira, Regina Branco e Joana d’Oliva Monteiro
Esta exposição coletiva aborda, a partir do tema da paisagem, o desejo da viagem ou a necessidade íntima de criar caminhos próprios
Exposição temporária

O FARDO DO HOMEM BRANCO

João Fonte Santa

2025-04-10
2025-07-03
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
O Artista recorre a uma linguagem figurativa que se vale dos paradigmas oitocentistas do Naturalismo - quer da pintura como da ilustração coevas, visualmente familiares e instituídos.
Exposição individual

ALDEBARAN CAÍDA POR TERRA

2025-03-13
2025-06-22
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo.
Exposição individual

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente

Desde 1911

2022-05-26
2026-05-26
Uma intervenção que celebra os 110 anos do MNAC.
114 anos