Institut Français du Portugal

Entrada Livre

Do Museu do Chiado ao Museu D'Orsay

Projectos museográficos de Jean-Michel Wilmotte

Jean-Michel Wilmotte

2012-04-12
2012-04-12
12 de Abril de 2012 às 19h00

Institut Français du Portugal
Av. Luís Bívar 91, 1050-143 Lisboa T: + (351) 213 521 003
Entrada livre

O Institut Français du Portugal realiza, a partir do mês de Abril de 2012 e até à Trienal de Arquitectura de Lisboa, em Outubro de 2013, uma série de encontros sobre arquitectura contemporânea francesa. A arquitectura será, assim, o fio condutor da programação durante este período, que integrará conferências, exposições e eventos diversos com ligação ao tema, tais como o ScenaLisboa 2012, cuja sessão de abertura terá lugar no próximo dia 19 de Abril, no Instituto.

Também em 2012, o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, completa o ciclo de comemorações dos seus 100 anos de existência e, neste contexto, as duas instituições, Institut Français du Portugal e MNAC – Museu do Chiado, associam-se, convidando o arquitecto francês Jean-Michel Wilmotte para a conferência inaugural desta série de encontros em torno da arquitectura contemporânea francesa. A conferência, intitulada “Do Museu do Chiado ao Musée D’Orsay: Projectos museográficos de Jean-Michel Wilmotte”, centra-se num conjunto de intervenções em espaços museológicos emblemáticos, partindo do projecto de remodelação e ampliação do Museu do Chiado (1988-94), que será analisado criticamente e considerado em confronto com outras obras, incluindo a recente renovação do Museu de Orsay, concluída em 2011.

Em Exibição

The c(AI)rcles’s Pentagon

By Gencork | Sofalca

2025-05-28
2025-06-26
Curadoria: Portugal Faz Bem
A instalação de design/arte The c(AI)rcle’s Pentagon, que explora a ligação entre inteligência artificial, design (re)generativo, arte e sustentabilidade
Exposição individual

Caminhos

Coleção Millennium bcp

2025-05-16
2025-08-24
Curadoria: Emília Ferreira, Regina Branco e Joana d’Oliva Monteiro
Esta exposição coletiva aborda, a partir do tema da paisagem, o desejo da viagem ou a necessidade íntima de criar caminhos próprios
Exposição temporária

O FARDO DO HOMEM BRANCO

João Fonte Santa

2025-04-10
2025-07-03
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
O Artista recorre a uma linguagem figurativa que se vale dos paradigmas oitocentistas do Naturalismo - quer da pintura como da ilustração coevas, visualmente familiares e instituídos.
Exposição individual

ALDEBARAN CAÍDA POR TERRA

2025-03-13
2025-06-22
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo.
Exposição individual

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente

Desde 1911

2022-05-26
2026-05-26
Uma intervenção que celebra os 110 anos do MNAC.
114 anos