Retrato da Viscondessa de Castilho, Cândida Castilho

, 1874

Miguel Ângelo Lupi

Óleo sobre tela

127 × 89 cm
assinado e datado
Inv. 555
Historial
Adquirido pelo Estado em 1923.

Exposições
Paris, 1878, 13; Lisboa, 1945; Lisboa, 1974, 439; Lisboa, 1978; Lisboa, 1983, 7, p.b.; Queluz, 1989, 48; Lisboa, 2002, 24, cor; Lisboa, 2005.

Bibliografia
Catalogo das obras de Miguel Ângelo Lupi expostas na Escola de Bellas-Artes, 1883; MACEDO, 1947, 9, p.b.; Porto, 1948, 151, p.b.; MACEDO, 1952, 16; PAMPLONA, 1954, vol. II; Lisboa, 1961, XXXIX, p.b.; Dicionário da Pintura Universal: Pintura Portuguesa, 1973, vol. 3, 215; Miguel Ângelo Lupi: Evocação no Centenário da sua morte nas colecções, 1983, 23, p.b.; LAPA, 1994, 13, cor; PEREIRA, 1995, 332; SILVEIRA, TAVARES, GINGA, 2002, 96, cor.
Muitos retratos femininos que Lupi pintou são reveladores de uma melancolia romântica dissimulando um sensualismo delicado. Neste caso, a pose das mãos que seguram o livro ou o motivo decorativo da parede de fundo, constituído por um cordame entrelaçado, são notas subtis dessa sugestão.
O rosto sofrido e veladamente malicioso que um ramo de hera emoldura, bem como a paisagem que rompe com profundidade o plano definido pela parede clara, enformam uma composição caracteristicamente romântica, fascinada pelos vislumbres de um lugar longínquo, todavia pouco frequente em Lupi. Esta zona luminosa estabelece com o livro e as mãos o devido contraponto pictórico e simbólico.

Pedro Lapa