Miguel Ângelo Lupi
Lisboa , 1826 – Lisboa , 1883
Apesar de frequentar a Academia de Belas-Artes, optou por trabalhar na Imprensa Nacional de 1849 a 51, como funcionário público em Luanda, entre 51 e 52, na Junta de Fazenda Pública, em 1852 – 53 e no Tribunal de Contas de Lisboa de 1855 a 60, onde realizou com sucesso um Retrato de D. Pedro V, que lhe permitiu uma bolsa do Estado em Roma, onde copia obras de Ticiano e Correggio.
Leccionou a cadeira de Desenho da Academia em 1864 e de Pintura Histórica a partir de 1868, numa longa carreira pedagógica, dedicada ao ensino e à sua reformulação nesta instituição, elaborando um documento de reforma em 1879. Dedicou-se à Pintura de História, que trabalha com sucesso desde a sua prova de pensionista (D. João de Portugal), mas a sua importância revela-se na obra de retratista da sociedade burguesa fontista, ao longo da década de 70 e inícios de 80, em esquemas pictóricos de gradações tonais de fundos que valorizam e destacam o retratado. Introduz o realismo possível, na sua fidelidade ao desenho, à descrição minuciosa da figura, como no Retrato da mãe do Dr. Sousa Martins, através de uma forte observação psicológica e uma interpretação objectiva dos valores sociais (Retrato do Duque d’Ávila e Bolama).
Situa-se no cruzamento de duas gerações, e embora integrado na geração romântica, anuncia um novo formulário, próximo da geração naturalista, depois de consolidar a sua aprendizagem em Itália e de intercalar este estágio com o estudo da pintura realista francesa, que observara em Paris em 1867.
Maria Aires Silveira
Leccionou a cadeira de Desenho da Academia em 1864 e de Pintura Histórica a partir de 1868, numa longa carreira pedagógica, dedicada ao ensino e à sua reformulação nesta instituição, elaborando um documento de reforma em 1879. Dedicou-se à Pintura de História, que trabalha com sucesso desde a sua prova de pensionista (D. João de Portugal), mas a sua importância revela-se na obra de retratista da sociedade burguesa fontista, ao longo da década de 70 e inícios de 80, em esquemas pictóricos de gradações tonais de fundos que valorizam e destacam o retratado. Introduz o realismo possível, na sua fidelidade ao desenho, à descrição minuciosa da figura, como no Retrato da mãe do Dr. Sousa Martins, através de uma forte observação psicológica e uma interpretação objectiva dos valores sociais (Retrato do Duque d’Ávila e Bolama).
Situa-se no cruzamento de duas gerações, e embora integrado na geração romântica, anuncia um novo formulário, próximo da geração naturalista, depois de consolidar a sua aprendizagem em Itália e de intercalar este estágio com o estudo da pintura realista francesa, que observara em Paris em 1867.
Maria Aires Silveira
![Retrato de Catraio e Mariana, conhecido por "Os pretos de Serpa Pinto"](/files/images/lupi---pretos-serpa-pinto-fit-182x263-3.jpg)
Retrato de Catraio e Mariana, conhecido por "Os pretos de Serpa Pinto"
![Retrato da Viscondessa de Castilho, Cândida Castilho](/files/images/lupi---viscondessa-castilho-fit-185x263-3.jpg)
Retrato da Viscondessa de Castilho, Cândida Castilho
![Aguadeira de Coimbra](/files/images/lupi---aguadeira-fit-185x263-3.jpg)
Aguadeira de Coimbra
![D. João de Portugal](/files/images/LUPI---joao-de-portugal-fit-210x263-3.jpg)
D. João de Portugal
![Retrato do actor Augusto César da Rosa](/files/images/lupi---augusto-cesar-da-rosa-fit-177x263-3.jpg)
Retrato do actor Augusto César da Rosa
![Retrato da Marquesa de Belas](/files/images/lupi---marquesa-de-belas-fit-183x263-3.jpg)
Retrato da Marquesa de Belas
![Retrato de D. Maria das Dores de Sousa Martins](/files/images/lupi---maria-das-dores-sousa-martins-fit-218x263-3.jpg)
Retrato de D. Maria das Dores de Sousa Martins
![Retrato do Duque d’Ávila e Bolama](/files/images/lupi---duque-d-avila-fit-217x263-3.jpg)
Retrato do Duque d’Ávila e Bolama
![A mãe](/files/images/lupi---a-mae-fit-263x220-3.jpg)
A mãe
![Mulher com uma criança nos braços](/files/images/lupi---mulher-com-crian%C3%A7a-nos-bra%C3%A7os-fit-192x263-3.jpg)