A leitura; Rapariga debruçada sobre a mesa
, 1939
José de Almada Negreiros
Lápis sobre papel
64 × 51 cm
64 × 51 cm
assinado
Inv. 1340
Historial
Pertenceu ao poeta Luís de Montalvor. Adquirido pelo Estado em 1948.
Exposições
Lisboa, 1941, 76; Lisboa, 1958; Lisboa, 1982, 73, p.b.; Madrid, 1983, 42, p.b.; Barcelona, 1984, 31; Lisboa, 1984, 79, cor; León, 1984, 28; Castelo Branco, 2001, 67, cor; Salamanca, 2007, 91, cor; Madrid, 2007, 91, cor; Badajoz, 2007–2008, 91, cor.
Bibliografia
Almada, Trinta Anos de Desenho (…), 1941, 76; FRANÇA, 1967, 448, p.b.; AZEVEDO, 1982, 73, p.b.; Almada Negreiros, 1983, 42, p.b.; Almada Negreiros, 1984, 31; «O naturalismo na pintura», 1986, 89; SILVA (et al.), 1994, 160, cor; SANTOS, Lisboa, 2001, 67, cor; ÁVILA, 2007, 91, cor.
Pertenceu ao poeta Luís de Montalvor. Adquirido pelo Estado em 1948.
Exposições
Lisboa, 1941, 76; Lisboa, 1958; Lisboa, 1982, 73, p.b.; Madrid, 1983, 42, p.b.; Barcelona, 1984, 31; Lisboa, 1984, 79, cor; León, 1984, 28; Castelo Branco, 2001, 67, cor; Salamanca, 2007, 91, cor; Madrid, 2007, 91, cor; Badajoz, 2007–2008, 91, cor.
Bibliografia
Almada, Trinta Anos de Desenho (…), 1941, 76; FRANÇA, 1967, 448, p.b.; AZEVEDO, 1982, 73, p.b.; Almada Negreiros, 1983, 42, p.b.; Almada Negreiros, 1984, 31; «O naturalismo na pintura», 1986, 89; SILVA (et al.), 1994, 160, cor; SANTOS, Lisboa, 2001, 67, cor; ÁVILA, 2007, 91, cor.
Uma suave presença do claro-escuro encontra na linha ondulada o seu desenvolvimento e limites tratados com grande delicadeza, que a metade inferior do desenho não respeita, quedando-se por um esquemático apontamento. O motivo dos cabelos pontiagudos encontra continuidade nos dedos alongados e curvilíneos, nos sombreados das mangas, no formato do próprio rosto, criando assim uma grande unidade estilística que se compraz na continuidade do movimento. Neste tratamento há um certo sensualismo que o pousar das mãos explicita. A composição em losango alongado na horizontal obedece à gravidade e sugere o repouso que a pose do modelo pressupõe dando habilmente lugar à construção do motivo, livro, mãos, cabeça, atravessado por uma força vertical com continuidade no pé da mesa e a que se opõe o olhar vago repousando.
Pedro Lapa
Pedro Lapa