Kultur
, 1962
Joaquim Rodrigo
Têmpera sobre tela
73 × 92 cm
73 × 92 cm
assinado e datado
Inv. 2367
Historial
Doacção da viúva do artista, Maria Henriqueta Rodrigo, em 1998.
Exposições
Lisboa, 1999, 229, cor; Lisboa, 2002; Barcelona/ S. Paulo, 2004, 199, cor; Lisboa, 2007; Lisboa 2011, Lisboa 2013. Joaquim Rodrigo, Tomar: Galeria Paços do Concelho, 2011.
Bibliografia
RODRIGO, 1982, s.p., p.b.; FRANÇA, 1984, 18, p.b.; GONÇALVES, 1986, 82, cor; FRANÇA, 1988, 23, cor; LAPA/ ÁVILA, 1999, 229, cor; LAPA, 2000, 88, cor; ÁVILA (et. al.), 2004, 199, cor.
Doacção da viúva do artista, Maria Henriqueta Rodrigo, em 1998.
Exposições
Lisboa, 1999, 229, cor; Lisboa, 2002; Barcelona/ S. Paulo, 2004, 199, cor; Lisboa, 2007; Lisboa 2011, Lisboa 2013. Joaquim Rodrigo, Tomar: Galeria Paços do Concelho, 2011.
Bibliografia
RODRIGO, 1982, s.p., p.b.; FRANÇA, 1984, 18, p.b.; GONÇALVES, 1986, 82, cor; FRANÇA, 1988, 23, cor; LAPA/ ÁVILA, 1999, 229, cor; LAPA, 2000, 88, cor; ÁVILA (et. al.), 2004, 199, cor.
“Kultur – 1962”, de 1962, faz uma primeira abordagem do que será a mais extensa e, porventura, característica produção de Joaquim Rodrigo. Sobre um fundo ocre que mistura as quatro cores fundamentais da sua teoria (vermelho, amarelo, branco e preto) já definidas, inscrevem-se alguns signos com as mesmas cores, não misturadas, e que servem o preenchimento das áreas ou desenham os contornos. Esta obra faz alusão às crises académicas vividas nesse ano e que culminaram com a invasão da Cidade Universitária pela polícia de choque e a sequente demissão do reitor. Uma vez mais um episódio da vida política nacional, que só hoje é histórico, era registado por uma pintura que, assim, alargava o seu domínio de relação com o mundo e a natural diversidade de acontecimentos que fazem um tempo.
Pedro Lapa
Pedro Lapa