David Strang: Tiny moments/light entropy
David Strang: Tiny moments/light entropy

MNAC

entrada: Condições Gerais

Live Interfaces

2014-11-20
2014-11-23
Curadoria: Adriana Sá

LIVE INTERFACES

INTER-FACE é a segunda ICLI - International Conference on Live Interfaces. A primeira aconteceu em 2012, em Leeds, Reino Unido. Em Lisboa, a programação incluirá instalações interativas, performances, comunicações orais, workshops e posters-demonstrações. A conferencia recebeu 105 candidaturas oriundas de 14 países, e a seleção foi feita por uma equipa internacional de especialistas. A INTER-FACE vai reunir muitos investigadores e artistas - desde jovens com carreiras emergentes, a pioneiros da música computacional e da composição interativa.
 
Os computadores são tabula rasa. A ação física é mediada pelo código do software, e o software é feito de acordo com teorias que implicam propósitos e critérios específicos. Por exemplo, uma interface pode aplicar o estudo dos nossos mecanismos naturais de perceção, de modo a criar uma sensação de interação “imediata”. Ou então, uma interface pode ser deliberadamente difícil, de modo a potenciar a expressividade musical. O problema é que tendemos a assumir as teorias implícitas no software como garantidas. No dia-a-dia habituámo-nos a ver os computadores como caixas negras e mágicas que nos poupam trabalho. Quando a caixa negra funciona esquecemo-nos das suas origens; quanto mais ciência e tecnologia se seguem, mais opaca e obscura se torna, e mais nos distanciamos da computação enquanto material criativo.
 
A INTER-FACE pretende questionar os princípios subjacentes ao design de interfaces. Podem existir grandes diferenças entre perspetivas artísticas, de design de produto, ou de engenharia, por exemplo. Possivelmente, a arte não tem propósito para além de si mesma, o que nos convida a deslocar o nosso modo de perceção habitual, pragmático. No entanto, muitas vezes fala-se de arte como se devesse gerar lucro comercial, resolver o desemprego, educar crianças, ou entreter as massas. Ao acolher uma diversidade de perspetivas, INTER-FACE pretende criar um espaço múltiplo que questiona as suas convergências e divergências, e o modo como se manifestam no design de interação.
 
A INTER-FACE promete quatro dias muito intensos. Poder-se-ão ver interfaces concebidos para os mais diversos contextos, atuando mediante instrumentos acústicos, ondas cerebrais, impulsos musculares, a posição de um peixe num aquário, gelo a derreter, tecido têxtil, água... para nomear alguns exemplos. Haverá performances sonoras e visuais de todo o tipo, desde a chamada música experimental, passando pela música ambiental e o noise, até música de dança.
 
O Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado acolhe as instalações e uma performance. A Faculdade de Belas Artes acolhe as comunicações orais e um workshop. O IADE acolhe os outros workshops. A Escola de Música do Conservatório Nacional e a ZDB acolhem as performances. O Conservatório também acolhe a sessão de posters e demonstrações.




Atividades

    2014-11-20
    2014-11-23

    17h30
    21h00
    LIVE INTERFACES
Ver todas as atividades 1

Em Exibição

The c(AI)rcles’s Pentagon

By Gencork | Sofalca

2025-05-28
2025-06-26
Curadoria: Portugal Faz Bem
A instalação de design/arte The c(AI)rcle’s Pentagon, que explora a ligação entre inteligência artificial, design (re)generativo, arte e sustentabilidade
Exposição individual

Caminhos

Coleção Millennium bcp

2025-05-16
2025-08-24
Curadoria: Emília Ferreira, Regina Branco e Joana d’Oliva Monteiro
Esta exposição coletiva aborda, a partir do tema da paisagem, o desejo da viagem ou a necessidade íntima de criar caminhos próprios
Exposição temporária

O FARDO DO HOMEM BRANCO

João Fonte Santa

2025-04-10
2025-07-03
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
O Artista recorre a uma linguagem figurativa que se vale dos paradigmas oitocentistas do Naturalismo - quer da pintura como da ilustração coevas, visualmente familiares e instituídos.
Exposição individual

ALDEBARAN CAÍDA POR TERRA

2025-03-13
2025-06-22
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo.
Exposição individual

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente

Desde 1911

2022-05-26
2026-05-26
Uma intervenção que celebra os 110 anos do MNAC.
114 anos