Atrium

entrada: Condições Gerais

.

2020-06-06
2020-07-31
Com curadoria de Emília Ferreira, inaugura no próximo dia 06 de junho, pelas 15h00, no Museu do Côa, a Exposição “O Desenho, Força que nasce do Silêncio”.

Esta exposição integra-se no projeto [Portugal entre Patrimónios], promovido pelo MNAC (Museu Nacional de Arte Contemporânea) e da parceria estabelecida com o Museu do Côa, no âmbito do [PeP], no seu eixo "Aproximação à arte", que promove atividades de natureza material ou digital de acessibilidade local ou remota no território nacional.

Após a inauguração, que contará com a presença da Secretária de Estado Adjunta e para o Património Cultural, Ângela Ferreira, do Presidente da Fundação Côa Parque, Bruno Navarro, bem como da Diretora do MNAC, Emília Ferreira, será disponibilizado online o respetivo catálogo, que documenta também a montagem da exposição e a sua abertura ao público.


Sobre o  [Portugal entre Patrimónios] — [PEP]



Lançado em Outubro de 2018, teve plena atividade em 2019, através de Ciclos de conversas, World Cafés, e das suas primeiras publicações (em papel e online).

Esta rede colaborativa, pensada e coordenada pelo MNAC, com projeto e coordenação de Lúcia Saldanha, envolve mais de 60 colaboradores por todo o território nacional (incluindo ilhas).



A primeira publicação foi a da breve monografia de José Manuel dos Santos, “A Atenção”. Publicada em papel, em colaboração com um dos nossos parceiros do {PEP], o Instituto Politécnico de Viseu, encontra-se também acessível online: 

Também a nossa primeira entrevista a personalidades nacionais se encontra em papel e disponível em livre acesso aqui:


Este é um projeto absolutamente inovador de uma rede colaborativa que liga o MNAC — como eixo — a outros museus, universidades, associações culturais e recreativas, festivais de música, redes patrimoniais, parceiros turísticos, etc., numa rede que une a chamada alta cultura à cultura popular, com um carácter pro bono e inclusivo, de vivência da cultura e do património como algo de central e necessário nas nossas vidas.