Tomás Costa

Oliveira de Azeméis , 1861 Lisboa , 1932

Ingressou na Academia de Belas-Artes do Porto em 1882, onde estudou com Marques de Oliveira e Soares dos Reis. Colega de António Teixeira Lopes, disputa com este escultor uma bolsa do Estado para Paris e vence com a obra Catão preparando-se para a morte. Parte em 1885, desenvolve a sua formação com os mestres Alexandre Falguière (1831 – 1900) e Antonin Mercier (1845 – 1916) e permanece naquela cidade 20 anos. Participa nos Salons de Paris e conquista algumas medalhas, nomeadamente com a escultura o Dançarino, e a distinção de menção honrosa no concurso de Ronde-bosse com Figura de Mulher. Nos anos de 1888 a 90 expõe um busto de Mlle. Deschamps (cantora da Ópera Cómica de Paris), David, o busto de Melo Viana e Eva.
A partir de 1890 dedica-se à escultura monumental. Projecta um Monumento a Vasco da Gama (comemorações do IV Centenário do Descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia na cidade de Macau, inaugurado em 1911) e o Monumento ao Duque de Saldanha, co-autoria com o arquitecto Ventura Terra, com inauguração em 1919. Ainda em Paris, projecta Invicta em 1894 e o Monumento ao Infante D. Henrique para a cidade do Porto, inaugurado apenas em 1900.
Esteve presente em diversas exposições internacionais, como a grande Exposição Universal de Paris em 1900, onde recebeu a medalha de prata, e em 1908 na Exposição Nacional do Rio de Janeiro. Estabelece-se em Lisboa neste ano, participa nas exposições da SNBA (medalha de ouro, 1908) e realiza significativas obras: o busto República para o Palácio de S. Bento, projecta Almeida Garrett que não chegou a ser executado, Vasco da
Gama, António Nobre, inaugurado no Porto, e Duque de Palmela, entre outros.

Catarina Duarte