entrada: Condições Gerais

Prémio Sonae Media Art 2019. Apresentação dos finalistas

2019-05-21
2019-05-22

Rudolfo Quintas (1980)

Licenciatura em Som e Imagem, Pós-graduação em computação gráfica e ambientes virtuais, mestre em tecnologia e artes digitais, doutorando em média arte digital, cria instalações e esculturas audiovisuais interativas, generativas e baseadas em mapeamento de dados.

Ao longo da última década realizou várias residências artísticas e foi convidado para dar várias palestras e workshops internacionalmente, assim como participações de júri de arte e publicações académicas em new media / artes digitais. Em Portugal foi professor na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (2005-­06) e na Universidade da Beira Interior (2009-­12).

Expôs em galerias, centros culturais e festivais de arte, designadamente no festival Transmediale/CTM em Berlin;; na Dox Gallery e no festival ENTER em Praga;; no centro cultural Fundació "La Caixa" em Barcelona;; no centro cultural La Casa Encendida em Madrid;; no festival Moozak / Media Opera em Viena;; no festival Todays Art em Haia;; no espaço STEIM em Amesterdão;; no festival e-­PULSE em Breda;; na exposição “Uncharted” no cento cultural Santralistanbul curada pelo ZKM em Istanbul;; no festival Pixelache no museu Kiasma em Helsínquia;; no evento NIME em Sidney e no Royal College of Art em Londres. Em Portugal: Galeria FOCO, Galeria-­estúdio Adamastor Studios Convento de São Francisco, festival Lisboa Soa, no espaço Negócio ZDB, no festival OFFF, Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, Teatro Carlos Alberto, Centro Cultural Vila Flor, Theatro Circo.

Obteve distinções nacionais e internacionais de que se destaca o Transmediale Distinction Award do festival Transmediale em Berlim.

www.rudolfoquintas.com






Em Exibição

The c(AI)rcles’s Pentagon

By Gencork | Sofalca

2025-05-28
2025-06-26
Curadoria: Portugal Faz Bem
A instalação de design/arte The c(AI)rcle’s Pentagon, que explora a ligação entre inteligência artificial, design (re)generativo, arte e sustentabilidade
Exposição individual

Caminhos

Coleção Millennium bcp

2025-05-16
2025-08-24
Curadoria: Emília Ferreira, Regina Branco e Joana d’Oliva Monteiro
Esta exposição coletiva aborda, a partir do tema da paisagem, o desejo da viagem ou a necessidade íntima de criar caminhos próprios
Exposição temporária

O FARDO DO HOMEM BRANCO

João Fonte Santa

2025-04-10
2025-07-03
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
O Artista recorre a uma linguagem figurativa que se vale dos paradigmas oitocentistas do Naturalismo - quer da pintura como da ilustração coevas, visualmente familiares e instituídos.
Exposição individual

ALDEBARAN CAÍDA POR TERRA

2025-03-13
2025-06-22
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo.
Exposição individual

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente

Desde 1911

2022-05-26
2026-05-26
Uma intervenção que celebra os 110 anos do MNAC.
114 anos