Guy Debord_ mesa redonda
Guy Debord_ mesa redonda

MNAC - Rua Capelo

Entrada Livre

Guy Debord: o cinema, o pensamento e a ação

2017-03-04
2017-03-04

Guy Debord: o cinema, o pensamento e a ação

A exposição Under the Volcano, de Hugo Canoilas, no MNAC, é somente o ponto de partida para uma reflexão conjunta do próprio artista com três investigadores do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (José Miranda Justo, Bruno Peixe Dias e Vasco Marques), numa mesa-redonda acerca do cinema, do pensamento e da acção de Debord.

O cinema de Debord (apresentado integralmente por esta altura na Cinemateca de Lisboa em colaboração com o MNAC) mantém uma profunda ligação com o pensamento dissidente do autor de A Sociedade do Espectáculo, e ao mesmo tempo com a sua intervenção activa, designadamente por intermédio da Internacional Situacionista. A referida dissidência em relação às correntes dominantes do pensar instituído, bem como a ideia de uma «criação de situações», capaz de dar lugar a múltiplas respostas no plano da ação e da reflexão, tornam Debord um autor particularmente significativo para o debate contemporâneo em torno da crítica do funcionamento societário e dos conceitos que lhe estão associados.

De 23 a 27 de fevereiro decorre na Cinemateca Portuguesa o ciclo Guy Debord ou o Cinema criticado por si próprio. Consulte o programa em
http://www.cinemateca.pt/programacao.aspx?ciclo=775



Parcerias