Simon Vouet (1590-1649). Sleeping Venus c.1630 - 40
Simon Vouet (1590-1649). Sleeping Venus c.1630 - 40

MNAC. Rua Serpa Pinto

Entrada Livre

Parasomnias, se não me deixam sonhar não vos deixo dormir.

2015-12-19
2015-12-19
Uma noite ruminante de Patrícia Portela/Prado & convidados

No dia 19 de dezembro, o sábado com a noite mais longa do ano, celebrar-se-ão os 90 anos do ensaio inédito “Sobre o adormecimento dos humanos e a vigília dos pássaros de Acácio Nobre” que inspirou a obra “Parasomnia”, uma das 5 obras finalistas do Prémio Sonae Media Art da autoria de Patrícia Portela. Neste dia,  artistas, escritores, cientistas e investigadores convidados ocuparão o MNAC a partir do pôr-do-sol e invadirão o nosso pré-sono com as suas vozes, ideias e gastronomias, revelando como, quando e o que significa dormir numa sociedade que considera o sono uma doença evitável.

Este evento inicia-se com o pôr do sol e termina com o nascer do sol.

A primeira parte desenrola-se no MNAC entre as 4.00 pm (o início do pôr do sol) e as 12am, hora da cinderela, um pouco por todo o museu, desde a receção no piso 0 às galerias do piso 3. 

PROGRAMA:

Em contínuo a partir das 4pm:

Na receção: AudioMenus (88 histórias a la carte para ouvir no átrio do museu e dormitar).

Guiar a noite

4.35pm (3º piso)

1 - Visita à exposição Prémio Sonae Media Art e conversas informais com os artistas finalistas

falar da noite (sala Sonae)

6.30pm / 8pm  

2  - Conferência sobre a noite, o sono e os seus fantasmas, seguido de debate.

Oradores:

Maria João Faustino (UL) – Resgatadas do sono: Galateia, a Bela Adormecida e a Sex Doll (PT)

Kurt Vanhoutte e Nele Wijnants (UA/ULB_BE) – Ghosts everywhere (ENG)

Graça P. Correa (CIAC-UAlg, CFC-UL) – Insónia gótica (PT)

Joana Bértholo (autora) – "Dark Night of the Soul" - as sombras do Jung, e as nossas. (PT)

beber a noite (parasomnia expo)

8.30 pm

3 – aperitivo soporífero

Ler a noite (sala resono)

8.30 pm /12pm

4 - leituras opiáceas contínuas na companhia de ilustres leitores na sala Resono de Rui Penha, com Inês Fonseca Santos, Nuno Camarneiro, Valério Romão, Joana Bértholo, Pedro Vieira, Mickael Oliveira, entre outros (max. 6 ouvintes por sessão).

usar a noite

9pm

5  - Alda Salaviza – seminário de jóias interiores  

Criar a noite

9.30 pm  

6 - performances de

Ones in the Zero, de Vera Piechula (20min, ENG)

Elisabeth, by Romain Teule, (20 min, PT; FR; ENG)

 

Comer a noite (átrio)

10pm

7 – Jantar gastronómico e soporífico por Alexandra Simões acompanhado de workshop 4´33 por Rogério Nuno Costa, seguido de concerto de Vítor Rua.

Em contínuo e pelos espaços da exposição teremos consultas literárias para insones, ilustradores a desenhar a noite, workshops de 1 minuto de silêncio, entrevistadores e autores a (pr)escrever  o sonho e estratégias nocturnas para uma noite descansada … ou não…

Após o fecho das portas do MNAC, a noite continuará, lá fora, no ciber-espaço (entre outros sítios secretos) através da auto-rádio insónia - um quando o telefone toca ao vivo para acordar os mortos; Sónia Baptista e Patrícia Portela a ser lançada dia 21 12 15.

Com a Participação de: Barbara Assis Pacheco, Filomena Amador, Vera Piechula, Romain Teule, Vítor Rua, Sónia Baptista, Annick Gernaey, Elisabeth Druwé, Alda Salaviza, Kurt Vanhoutte, Nele Wijnants, Maria João Faustino, Graça Correa, Joana Bértholo, Cláudia Jardim, Rogério Nuno Costa, Alexandra Simões, Inês Fonseca Santos, Miguel Castro Caldas, Nuno Camarneiro, Mickael Oliveira, Pedro Vieira, Vítor Rua, entre outros.

Os acontecimentos e apresentações desta noite darão corpo a um livro híbrido e a um filme de/sobre/para o sono e a insónia na arte, a desenvolver pelos participantes deste evento e a ser lançado posteriormente em 2016.