A exposição “Narrativa de uma Coleção – Arte Portuguesa na Coleção da Secretaria de Estado da Cultura (1960-1990)” dá a conhecer os espaços da almejada ampliação do Museu do Chiado. Além disso, sublinha a excecional qualidade desta importante coleção, incontornável para qualquer reflexão sobre a arte portuguesa nas décadas de 1960, 1970 e 1980, anos fundamentais da nossa produção artística, caracterizados pela rutura com o academismo e pelo conhecimento e adesão a linguagens artísticas internacionais de vanguarda.
A mostra é composta por parte das obras mais importantes que compõem aquela coleção, adquiridas durante várias décadas pelas entidades governamentais que assumiram a pasta da cultura, numa iniciativa do Estado em que este assume um relevante papel mecenático no contexto das artes visuais.
“Narrativa de uma Coleção” apresenta-se como uma primeira abordagem à coleção SEC – suficientemente rica para permitir várias linhas de trabalho, novas perspetivas, diálogos inéditos. O novo espaço do MNAC-MC foi determinante para a sua conceção e instalação: relacionou-se a multiplicidade de salas e as suas diferentes dimensões à miríade de gramáticas e de técnicaspatente nas obras, procurando a montagem fazer conviver em espaços contíguos linguagens artísticas com maior proximidadeformal. O objetivo: construir um percurso visual que permita ao visitante relacionar-se com cada obra, mas simultaneamente estabelecer entre elas possíveis sinapses e diálogos.