Inauguração da exposição

Sala Sonae, Atrium, Piso 1 e 2

entrada: Condições Gerais

toda a memória do mundo, parte um

SONAE MNAC ART CYCLES

Daniel Blaufuks

2014-12-11
2015-03-29
Curadoria: David Santos

O ano de 2014 assinala o arranque do projeto expositivo “SONAE / MNAC Art Cycles”, que constitui a primeira grande expressão pública do apoio mecenático da Sonae ao Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC – MC). Na base desta iniciativa está a ideia de, dois em dois anos, convidar um artista nacional ou estrangeiro para desenvolver uma exposição individual de grande impacto no panorama artístico português. Nesta primeira edição, o convite foi dirigido ao artista visual Daniel Blaufuks.

Intimamente ligada ao projeto de doutoramento que tem desenvolvido na University of Wales, em Newport, a exposição que Daniel Blaufuks apresenta no MNAC – MC relaciona duas obras fundamentais de dois escritores de culto da literatura europeia e onde a ficção e a memória individual do Holocausto se confundem deliberadamente, por entre armadilhas, cruzamentos e citações que confundem o leitor na orientação narrativa e na exploração da memória nesse mesmo processo desencadeadas. Centrada em trabalhos de composição de imagens fotográficas de diversas proveniências (técnicas e temporais), esta mostra parte de W ou le souvenir d’enfance (1975), do francês Georges Perec, e Austerlitz (2001), o único romance do alemão W. G. Sebald, que já havia servido de inspiração a Blaufuks aquando do seu primeiro grande investimento e pesquisa sobre Terezín, pequena cidade fortificada, situada na atual República Checa e que recebeu o nome Theresienstadt durante a ocupação da Alemanha Nazi, na Segunda Guerra Mundial, tendo sido o único campo de concentração a ser visitado pela Cruz Vermelha Internacional, em 1944.

Partindo deste universo, a exposição intitulada Toda a memória do mundo, parte um, invade três diferentes espaços de comunicação e partilha expositiva do museu: uma sala de vídeo, com esse novo filme de mais de quatro horas sobre Terezín, uma biblioteca de consulta de obras relacionadas com o tema proposto – nas paredes desse espaço podem ver-se igualmente algumas fotografias de objetos – e, finalmente, uma ampla sala de exposição onde se apresenta um vasto núcleo de obras associadas a esta ideia e prática de um “atlas de imagens” sobre a memória – assumidamente inspirado na “iconologia do intervalo” de Aby Warburg – constituindo uma espécie de mapas visuais onde o artista procura, segundo as suas próprias palavras “seguir um percurso de formas diferenciadas de olhar, de variações sobre a mesma temática, colecionando e selecionando imagens de assuntos idênticos ou de palavras-chave similares e arranjando-as em formas visuais”.

Como uma sutura, e não como uma rotura, as imagens de Daniel Blaufuks procuram assim unir os espaços ou os intervalos da perceção, mesmo se no final mantemos um sentimento de indecisão, abertura e especulação sobre as mesmas. A sua fé nas imagens, apesar das dúvidas crescentes sobre o atual poder da fotografia nesse processo, continua a manter Blaufuks preso a um exercício imperativo, a um compromisso absoluto com o trabalho da sua produção e reflexão, apontando a memória que se espelha na imanência da fotografia como uma espécie particular de sombra que nos persegue a todo o tempo, em todos os movimentos dos corpos e da luz.

Nos antípodas de Peter Schlemihl – a famosa personagem de Chamisso que vendeu a sua sombra e se enredou depois na rejeição social e no isolamento – Blaufuks procura recuperar, obstinadamente, não tanto a sua própria sombra (embora também o faça em parte) mas aquela que o passado da humanidade nos deixou, sem contorno definido ou estabilizado, nas imagens fotográficas dispersas pela longa temporalidade moderna e a sua parada tecnológica. O resultado desse caleidoscópio, como podemos intuir na poética que funda o trabalho de Daniel Blaufuks, será sempre apenas, contudo, mais uma centelha que persistirá durante algum tempo na nossa memória, após a passagem dos corpos, das sombras e dos sentidos que fizeram um dia a vida parecer eterna.

David Santos 

Diretor do MNAC



Apoios

Parcerias

Atividades

    2014-12-10 19h00
    Inauguração da exposição de Daniel Blaufuks
    2014-12-21 16h00
    Visita guiada por Daniel Blaufuks
    2015-01-15 18h30
    Visita guiada por David Santos
    2015-02-08 16h00
    Visita guiada por Daniel Blaufuks
    2015-03-04 18h30
    Dialética da falsa memória - Visita guiada por Isabel Capeloa Gil
Ver todas as atividades 3

Em Exibição

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2019-12-13
2020-03-01
Marcel Duchamp e Bruce Nauman no Loops.Lisboa 2019 a partir de 12 de dezembro
Vídeo

REGISTOS DE LUZ.

PINTURA IMPRESSIONISTA DE SOUSA LOPES. A COLEÇÃO DO MNAC (1900-1950)

2019-12-01
2020-03-29
Curadoria: Maria de Aires Silveira
Iniciando a parceria entre o Museu Nacional de Arte Contemporânea e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, o MNAC apresenta em Chaves um conjunto de obras da sua coleção.
Fora de Portas

Prémio Sonae Media Art 2019

2019-11-29
2020-02-02
Exposição das obras finalistas
Exposição temporária

CONVITE/OPENING

2019-11-29
2020-02-02
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Exposição temporária

Orto di incendio

27 artistas a partir de Al Berto

2019-11-22
2020-02-02
Curadoria: Ana Natividade, André Almeida e Sousa e Paulo Brighenti
O Museu Nacional de Arte Contemporânea e a Oficina de Gravura da MArt apresentam Orto di incendio, uma exposição de 27 artistas a partir da obra homónima de Al Berto.
Exposição temporária

Espaço Interior

Trienal de Arquitetura de Lisboa

2019-10-05
2020-01-05
Curadoria: Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli
"Espaço Interior" faz parte de um projecto de investigação em desenvolvimento, sobre a construção da imaginação arquitectónica.
Exposição temporária

Sarah Affonso. Os dias das pequenas coisas

2019-09-13
2020-03-22
Curadoria: Maria de Aires Silveira e Emília Ferreira
A exposição dedicada a Sarah Affonso (Lisboa, 1899 – 1983) é uma de duas que, neste ano em que se celebram os 120 anos do nascimento da artista modernista, recordam a sua vida e obra
Exposição temporária