MNAC

entrada: Condições Gerais

Noite dos Museus e Dia Internacional dos Museus

2009-05-16
2009-05-18
Curadoria: NEEDS REVIEW

16 de Maio, Sábado, Noite dos Museus

ATELIER “FRAGMENTAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE UM RETRATO”
Das 18h00 às 20h00
Para crianças e adultos

UNS TANTOS MILHARES DE NEGATIVOS

Curta-metragem de Paulo Seabra

Piso 0 Sala Polivalente

Em 1993, Paulo Seabra comprou, barato, todo o espólio do Foto Estúdio Paris, à Estrela, Lisboa. Consiste esse espólio em dezenas de caixotes de cartão, com centenas de caixas com milhares de negativos. Muitos deles encontravam-se num estádio de degradação avançado, mesmo com bolor. Este filme, documenta a descoberta de muitos desses negativos. A própria imagem do filme é em negativo, “revelando-se” assim essas imagens recuperadas.

1ª Exibição 19:30

2ª Exibição 21:30

MANUEL MOTA + AFONSO SIMÕES
18h00 no Jardim das Esculturas

Dois da frente da batalha lisboeta, europeia e global na procura de novas formas de expressão na música improvisada, num trabalho em duo que já leva dois anos e meio. Afonso Simões (bateria) e Manuel Mota (guitarra) alinham conhecimento profundo de psicadelismo, rock abstracto, free jazz e formas intangíveis outras para rasgarem pelo desconhecido e atingirem patamares de comunicação musical e sonora inauditos.

LULA PENA
22h00 no Jardim das Esculturas
Recital para voz e guitarra

Enorme talento de trilho nómada, em permanente viagem pelas terras que se lhe oferecem, faz já mais de dez anos que não lança um disco (parece que é desta), e os concertos anunciados que dá tornaram-se um bem demasiado precioso para serem desperdiçados.
Diz que era (é, será?) fadista por ser portuguesa, e que estar longe lhe faz sentir ainda mais ser de cá. Percorre, capta e interioriza o norte de África, a música das águas do Mediterrâneo, os lamentos e rezas do samba e da bossa.
Por agora, parece que todos a conhecem (mas todos nunca são suficientes, e podem ser muito mais; devem, têm que ser) mas que é raro saber por onde pára; certo é que ninguém a esquece. Leve demais para ser apanhada, desaparece por entre os nossos dedos, refaz-se e voa para onde fôr que o destino aponte. Esta ocasião em que a podemos ver cantar é, então, um daqueles dias sagrados em que podemos ficar um passo mais perto do sopro divino. Um recital para voz e guitarra como não há em mais lado algum.  

VISITAS ORIENTADAS
22h00 e 23h00


17 de Maio, Domingo

ATELIER “FRAGMENTAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE UM RETRATO”
Das 11h00 às 13h00
Para crianças e adultos

18 de Maio, 2ª feira, Dia Internacional dos Museus

ATELIER “ANÁLISE DAS CORES ROMENAS”
10h30 e 15h00
Para Escolas

MARATONA DE VISITAS ORIENTADAS
Exposições
AS CORES DA VANGUARDA. ARTE NA ROMÉNIA 1910-1950
E
ARTE MODERNA EM PORTUGAL 1910-1945
11h00,12h00,15h00,16h00,17h00

 

Em Exibição

Loops. Expanded 2026

2026-07-14
2026-10-03
Curadoria: Irit Batsry
O MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e a DuplaCena apresentam, pelo 11.º ano consecutivo, uma exposição dedicada ao loop enquanto forma seminal da imagem em movimento.
Exposição temporária

Dos Gestos e das Formas

Um diálogo entre coleções

2026-06-18
2026-09-20
Curadoria: MNAA e MNAC
Obras das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, e da Fundação Millennium bcp, estabelecem um diálogo entre diferentes períodos, materiais e formas de criação artística.
Exposição temporária

Alice Geirinhas

Sycorax

2026-05-29
2026-09-20
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
Sycorax é uma instalação de desenhos que convoca a figura ausente e silenciada de Sycorax, a bruxa e mãe de Caliban, personagens de "A Tempestade", de William Shakespeare.
Exposição temporária

Ultratremor

Coletiva

2026-05-29
2026-09-27
Curadoria: Germano Dushá
Entre o visível e o invisível, a exposição reúne artistas que exploram estados de transformação, aparição e ressonância, aproximando matéria, imaginação e experiência espiritual.
Exposição temporária

Maria José Oliveira

Eu que já fui eu

2026-05-15
2026-10-04
Curadoria: Paula Parente Pinto
A obra de Maria José Oliveira transforma materiais quotidianos e objetos descartados em territórios de memória, ritual e metamorfose, onde o tempo se afirma como matéria viva da criação.
Exposição temporária

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente