Galeria Millennium

entrada: Condições Gerais

Jorge Barradas

No Jardim da Europa

2023-04-04
2023-08-27
Curadoria: Carlos Silveira

No âmbito do protocolo existente entre o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Instituto de História da Arte da FCSH/NOVA e a Fundação Millennium bcp, o Museu apresenta, de Abril a Agosto de 2023, uma retrospectiva de Jorge Barradas, com curadoria do investigador Carlos Silveira.

Jorge Barradas (1894-1971) é um dos artistas de referência da primeira geração de artistas modernos, surgida com as exposições do grupo dos Humoristas na década de 1910. Para além de se afirmar como um caricaturista inovador, Barradas foi o mais importante artista gráfico dos anos 20, cronista das mudanças sociais e da febre de viver do pós-guerra. Foi também o renovador da cerâmica artística, já nos anos 40, tornando-se num prolífico ceramista de grande aceitação no mercado e solicitado para inúmeras encomendas de cerâmica decorativa em edifícios públicos e privados, por todo o país. Na pintura empreendeu projectos inéditos, como a viagem à ilha de São Tomé em 1930, e reinterpretou movimentos vanguardistas como o surrealismo e a abstracção gestual,já na década de 60, no final da carreira. A sua obra testemunha a renovação das práticas artísticas em Portugal na primeira metade do século XX.

Decorrido um século sobre o auge da produção gráfica de Jorge Barradas, o Museu Nacional de Arte Contemporânea apresenta a maior exposição realizada até hoje sobre este artista multifacetado, cobrindo todo o período de seis décadas de carreira, com a curadoria do historiador de arte Carlos Silveira. A exposição estará patente na galeria Millennium bcp do MNAC e apresentará perto de 60 obras de Jorge Barradas, oriundas de colecções institucionais e particulares, com destaque para o CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian e o Museu Nacional do Azulejo. Organizada em quatro secções, a exposição apresentará obras de diferentes formatos e técnicas, desde desenhos a tinta-da-china a ilustrações a aguarela, da pintura a guache ou a óleo às peças de cerâmica decorativa, ou aos painéis de azulejos, que permitirão ao visitante contactar com a diversidade e sofisticação técnica deste importante modernista português do século XX. Por ocasião da exposição será publicada uma monografia de referência, da autoria do curador, em parceria com a editora Tinta-da-china.

................................................................................................................

Visitas Orientadas com o Curador:

6 de Maio, 27 de Maio e 17 de Junho, sempre aos sábados, às 16h.