João Salaviza - Rodagem
João Salaviza - Rodagem

MNAC

entrada: 60.00€

BoCA SUMMER SCHOOL 2019

Espíritos, Sombras, Reflexos

2019-08-31
2019-09-01

BoCA SUMMER SCHOOL 2019


Workshop dirigido por JOÃO SALAVIZA

Espíritos, Sombras, Reflexos

 

31 AGO – 1 SET // 10H30-13H30 e 15H-18H

Museu Nacional de Arte Contemporânea

 

“Karlon, Russa, Ihjãc: um rapper de origem cabo-verdiana, uma residente do Bairro do Aleixo, e um jovem indígena Krahô. Por estes encontros acredito hoje que um outro cinema é possível. Pequenas famílias a filmar e a serem filmadas. Mise-en-scènes cruzadas. Memórias, resistências, pactos. Negociações estéticas, discursivas e espirituais. Os afectos mobilizados para a construção de uma cena. O ritual do Cinema.”

O realizador João Salaviza confronta os seus últimos três filmes (“Russa”, “Altas Cidades de Ossadas”, “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”), onde ensaia novos modos de pensar, produzir, e viver o Cinema. Os participantes são convocados a trazer também os esboços, ideias e mapas para futuros filmes.

 


BIOGRAFIA

João Salaviza (1984, Lisboa) estudou Cinema na ESTC e na Universidade del Cine, em Buenos Aires.

Em 2018 estreou CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS (co-realizado com Renée Nader Messora) no Festival de Cannes, recebendo o Prémio Especial do Júri – Un Certain Regard. O filme foi lançado comercialmente em vários países, destacando-se França onde fez mais de 45.000 espectadores.

MONTANHA, a sua primeira longa-metragem, estreou no Festival de Veneza (Semana da Crítica) em 2015, após uma trilogia de curta-metragens formada por RAFA (Urso de Ouro na Berlinale 2012); ARENA (Palma de Ouro em Cannes 2009) e CERRO NEGRO (estreado em Roterdão). Os seus filmes foram alvo de várias exibições e sessões retrospectivas em festivais, e em espaços como o Centre Pompidou, Malba Buenos Aires, Barbican Centre, Tabakalera, Haus der Kulturen der Welt, entre outros. As suas mais recentes curtas-metragens foram lançadas no Festival de Berlim: ALTAS CIDADES DE OSSADAS em 2017, e RUSSA (co-realizado com Ricardo Alves Jr.) em 2018.

 

PÚBLICO-ALVO
Estudantes e jovens profissionais de cinema e áreas conexas.

 

INSCRIÇÕES
Pode inscrever-se em www.bocabienal.org

 

Custo de participação

60€


Produção:
 BoCA
Parceria: Fundação GDA

Apoios: Câmara Municipal de Lisboa, Museu Nacional de Arte Contemporânea

 

www.bocabienal.org
www.facebook.com/bocabienal
www.instagram.com/boca.bienal