A xCoAx é uma conferência internacional que promove a discussão e descoberta de sinergias nas fronteiras das artes digitais, sob a forma de um questionamento multidisciplinar sobre estética, computação, comunicação e o elusivo factor X que os liga. A edição de 2017 terá lugar em Lisboa, incluindo uma conferência, sessões de performances e uma exposição no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC, Rua Capelo) que integra dois núcleos.
O núcleo de convidados apresenta obras de quatro autores de renome internacional que centram a sua produção artística na arte computacional: Frieder Nake, Philip Galanter, Olia Lialina e Penousal Machado.
O núcleo de projectos artísticos apresentados no âmbito da conferência reúne dezenove obras de autores como Monty Adkins, o colectivo parisiense Quinzequinze, o centro de pesquisa Fabrica, Daniel Temkin, Nuno Cabrita ou Arne Eigenfeldt, que exploram o papel dos media computacionais nas práticas artísticas e do design, entre outras manifestações culturais, desde a performance à composição musical.
A inauguração da exposição, dia 5 de Julho às 18h, conta com performances de Victoria Bradbury e de Daniel Temkin.
Exposição:
Núcleo de convidados: 5 a 23 de Julho
Núcleo da conferência: 5 a 7 de Julho
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (Rua Capelo, 13)
Horário: 10:00 às 18:00
Conferência: 6 e 7 de Julho, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Performances: 6 de Julho, 21:30, Galeria ZDB
Mais informação em: 2017.xcoax.org