P3–49
, 1949
Fernando Lanhas
Seixo pintado a óleo
7,5 × 13,5 × 12 cm
7,5 × 13,5 × 12 cm
Inv.
Historial
Depositado por Fernando Guedes em 1996.
Exposições
Lisboa, 1953, 20; Porto, 2001, 71, cor; Lisboa, 2002; Lisboa, 2004; Lisboa, 2006; Lisboa, 2008; Lisboa, 2008; Lisboa, 2009.
Bibliografia
Exposição de Pintura Abstracta de Fernando Lanhas, 1953, s.p.; GONÇALVES, 1986, 58, cor; GUEDES, 1988, 62, cor; SILVA, 1998, 75, cor; Fernando Lanhas, 2001, 71, cor; SANTOS, Figuração e Abstracção (...), 2002, 45, cor.
Depositado por Fernando Guedes em 1996.
Exposições
Lisboa, 1953, 20; Porto, 2001, 71, cor; Lisboa, 2002; Lisboa, 2004; Lisboa, 2006; Lisboa, 2008; Lisboa, 2008; Lisboa, 2009.
Bibliografia
Exposição de Pintura Abstracta de Fernando Lanhas, 1953, s.p.; GONÇALVES, 1986, 58, cor; GUEDES, 1988, 62, cor; SILVA, 1998, 75, cor; Fernando Lanhas, 2001, 71, cor; SANTOS, Figuração e Abstracção (...), 2002, 45, cor.
Intimamente unido à natureza, o trabalho de Fernando Lanhas, após ter adoptado os seus esquemas relacionais como estruturas pictóricas e ter integrado, em 1944, o pó das pedras nas tintas de óleo, inicia em 1949 um percurso contrário. A marca da natureza na pintura é substituída pela acção da pintura nos elementos da própria natureza, antecipando o movimento da Land art. Seixos rolados que encontra nos seus passeios e selecciona segundo as sugestões da sua configuração para permitir posteriores intervenções. Fernando Lanhas inscreve nos seixos as linhas e as manchas de tons baços, com preceitos de síntese geométrica idênticos à sua pintura. Ao mesmo tempo, estabelece uma ponte com os estudos que desenvolvera sobre os pesos de rede de pesca, conceptualizando a incisão utilitária a que estes eram submetidos. Em 1952 radicalizará estes pressupostos intervindo pictoricamente nos rochedos da serra de Valongo.
Maria Jesús Ávila
Maria Jesús Ávila